Os dados da pesquisa Ibope divulgados nesta quarta-feira, 5, ajudaram a jogar luz sobre o fato de que o eleitor, atipicamente indeciso mesmo diante da proximidade da eleição, começou a se posicionar sobre quem irá governar o País a partir de 2019. "Precisamos considerar que por mais que em anos anteriores tivéssemos mais eleitores definidos nessa altura, a despeito disso, não dá para dizer que o eleitor não quer jogar. Ele precisava de informação", disse o pesquisador da FGV/SP e analista político da 4E Consultoria Humberto Dantas.
Em pesquisa divulgada nesta quarta, Bolsonaro aparece com 22% das intenções de voto e segue na liderança da corrida presidencial. O candidato Ciro Gomes (PDT) subiu três pontos, de 9% para 12%, e empatou numericamente com Marina Silva (Rede), que manteve o patamar do levantamento anterior, divulgado no dia 20 de agosto. Neste levantamento, Dantas destacou a rápida desaceleração do eleitorado disposto a votar branco e nulo, que caiu de 29% para 21%.
"Essa queda reflete o trabalho da imprensa para divulgar os candidatos. Isso reflete 15 dias de campanha, por meio de debates e entrevistas. Mas o horário eleitoral ainda está de fora dessa conta.
Dantas destacou que a próxima pesquisa vai dar importantes pistas sobre uma dúvida grande entre os analistas: o real impacto do horário eleitoral frente às redes sociais. "O eleitor ainda anda de lado. Na próxima pesquisa, se nada acontecer em relação à intensidade da campanha, a gente vai começar a se perguntar se o horário eleitoral impacta ou não. São coisas que as pesquisas e as análises vão ter de mostrar", avaliou.
Sobre o desempenho dos candidatos, Dantas destacou que Marina deverá ter dificuldade nesse novo momento da campanha.