Jornal Estado de Minas

Em manifesto, integrantes do PSB rejeitam aliança com MDB em Minas

Um manifesto assinado por mais de 40 militantes do PSB de Minas Gerais, entre eles dirigentes, parlamentares e candidatos da legenda, repudiou qualquer possibilidade de aliança com o MDB para a eleição ao governo de Minas Gerais. 


As conversas iniciadas na semana passada entre o pré-candidato do PSB ao Palácio da Liberdade, o ex-prefeito Marcio Lacerda, e integrantes da comissão provisória do MDB em Minas, sobre uma possível união das duas legendas, desagradou parte dos socialistas mineiros.

Lacerda e o deputado Saraiva Felipe, presidente da comissão provisória do MDB, descartam que a união das legendas esteja fechada e falam apenas em conversas de sondagens.

No manifesto, entre a direção nacional da legenda, os integrantes do PSB apontam a “discordância ampla e crescente do partido com a forma como a coordenação da campanha majoritária vem conduzindo as articulações políticas”.

“Nós, dirigentes estaduais, pré-candidatos e pré-candidatas, presidentes de seguimentos (Juventude, Mulheres, Sindical e Movimentos Populares) e parlamentares do PSB, subscrevemos essa carta aberta para manifestar, publicamente, que repudiamos coligações proporcionais com o MDB em Minas. Como explicar ao eleitorado a oposição feita pelo PSB ao governo Michel Temer nos últimos anos, e, agora, nos aliarmos a ele no plano estadual? É incoerente uma aliança com parlamentares que personificam a prática política que caracterizou e elegeu Eduardo Cunha (MDB) à presidência da Câmara”, diz o texto.

 

O presidente estadual do PSB João Marcos Lobo considerou legítima a manifestação dos correligionários, mas ressalta que a posição é minoritária e que o partido tem inteção de ouvir várias legendas para avaliar qual é mais interessante para alianças proporcionais.

"Vamos conversar e analisar na próxima semana as possíveis coligações. Acho legítimo que uma parte do partido se coloque dessa forma (contra o MDB), mas eles representam parte minoritária", afirma João Marcos Lobo.

- Foto: Marcos Vieira/EM 

.