(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alckmin estuda tributar dividendos para compensar redução no IRPJ, diz Arida


postado em 04/07/2018 12:36

Brasília, 04 - Coordenador do programa econômico do pré-candidato à Presidência da República Geraldo Alckmin (PSDB), o economista Persio Arida disse, ao

Broadcast Político

, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, que a campanha tucana deverá propor a tributação de dividendos como forma de compensar uma redução no imposto de renda de pessoa jurídica.

A medida de redução do IR corporativo foi anunciada por Alckmin nesta quarta-feira, 4, durante evento com empresários da indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O ex-governador de São Paulo não havia explicado para os empresários, no entanto, qual seria o cálculo utilizado para compensar essa medida. Arida também não quis adiantar, por enquanto, quais devem ser as alíquotas utilizadas nessa proposta.

"Vou reduzir o imposto de renda da pessoa jurídica. Veja que nos EUA o presidente Trump reduziu o imposto corporativo. Temos de estimular novos investimentos. Venha para cá. Para investir. Quem vai se beneficiar com isso é a dona Maria e o seu José, com preços mais baixos", defendeu Alckmin pela manhã, diante de uma plateia formada por empresários da indústria.

A ideia de tributar lucros e dividendos é algo que já vem sendo analisado pela equipe econômica do governo Michel Temer. Segundo os cálculos do Ministério da Fazenda, a medida poderia render ao menos R$ 15 bilhões em 2018 aos cofres públicos. Há resistências, porém, contra esse tipo de proposta dentro e fora do governo, especialmente de grupos empresariais. Apesar disso, a ideia tem o apoio da Receita. Para entrar em vigor, seria necessário aprovar um projeto de lei ordinária.

(Renan Truffi)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)