Jornal Estado de Minas

Mais de 200 mil eleitores voltam às urnas neste domingo em três cidades de Minas


Mais de 212 mil eleitores devem ir às urnas neste domingo para participar das eleições suplementares em três cidades de Minas. Serão escolhidos novos prefeitos para os municípios de Pocrane e Guanhães, no Vale do Rio Doce, e Ipatinga, no Vale do Aço.

No caso de Guanhães, o pleito de 2016 foi anulado porque o prefeito eleito, Geraldo José Pereira, teve o mandato cassado em quatro processos jultados pelo TRE-MG por ilegalidades durante a campanha eleitoral. Neste domingo, a população vai escolher entre quatro candidatos: Adão Vieira Filho (PRB); Donis Campos Coelho (PDT); Guido Carvalho Junior (PHS); e Nivaldo dos Santos (PPS).

Em Ipatinga, 180.222 pessoas voltam às urnas depois que Sebastião Quintão, que conseguiu a maioria dos votos válidos em 2016, teve o registro indeferido por causa de uma condenação pela Justiça Eleitoral. Agora, são cinco candidatos na disputa pela prefeitura: Daniel Cristiano Souza (PCB); Nardyello Rocha de Oliveira (MDB); Sávio Tarso Pereira da Silva (PDT); Wanderson Silva Gandra (PSC); e Lene Teixeira Sousa Gonçalves (PT).

Já no município de Pocrane, apenas dois candidatos concorrem ao cargo de prefeito: Ederson Domingos Dionis (PSB) e Ernane José de Macedo (PTB). No caso da cidade do Vale do Rio Doce, a eleição suplementar foi convocada devido à dupla vacância no Executivo municipal. A vice-prefeita morreu em 2017 e o prefeito, Álvaro de Oliveira Pinto Júnior, renunciou em 10 de abril de 2018.



Eleições suplementares pelo país


Cidades de outros nove estados também terão novas eleições neste domingo. No Tocantins, além de escolher prefeitos e vices em algumas cidades, os eleitores terão a missão de votar para governador. Também há votação em cidades de São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Rondônia, Rio Grande do Norte e Goiás. A votação começou às 8h e vai até as 17. .