(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Do Planalto, Vale Rocha faz primeira reunião com equipe de Direitos Humanos


postado em 21/02/2018 12:48

Brasília, 21 - Na sala que pertencia ao presidente Michel Temer na época em que era vice de Dilma Rousseff, o subchefe de Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil, Gustavo do Vale Rocha, reúne nesta quarta-feira, 21, pela primeira vez a equipe de Direitos Humanos, pasta que comanda desde a véspera com a saída de Luislinda Dias de Valois do cargo. Rocha acumulará as duas funções e também permanece como conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A ideia da reunião - que conta com cerca de 30 pessoas do ministério - é iniciar a transição e também para que Vale Rocha "tome pé da situação". A pasta de Direitos Humanos vai cuidar também de temas que estão no centro da preocupação do governo - como a intervenção do Rio e também o trabalho com refugiados da Venezuela em Roraima.

O subchefe da Casa Civil já havia sido cotado para assumir outras pastas no governo e foi citado como candidato a comandar o Ministério da Segurança Pública, que Temer prometeu criar em breve. Vale Rocha se tornou um homem de confiança do presidente, mas é figura controversa dentro do governo, sempre lembrado por ter advogado para o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (MDB-RJ) - preso em Curitiba desde 2016 e já condenado na Operação Lava Jato.

Segundo fontes do Planalto, Temer avaliava levar a Secretaria de Direitos Humanos de volta para o Ministério da Justiça nas mudanças que fará. No entanto, agora com a nomeação de Vale Rocha, o presidente deve manter a pasta com status de ministério até o fim do governo. Rocha, porém, deve permanecer como interino, por enquanto, para cuidar também dos assuntos da SAJ.

(Carla Araújo)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)