(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeito de Extrema e governador paulista firmam parceria ambiental

João Batista e Geraldo Alckmin vão ampliar o projeto Conservador da Mantiqueira para 280 municípios, dos quais, 253 em Minas, 20 em São Paulo e sete no Rio


postado em 16/02/2018 17:45 / atualizado em 16/02/2018 18:33

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

O município de Extrema, no Sul de Minas, - instalado na bacia do Rio Piracicaba -  discute com o governo de São Paulo a integração de projetos ambientais. O prefeito João Batista (PSDB) se reuniu nesta sexta-feira, 16, com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) para ampliar a parceria, iniciada no ano passado, quando o governo paulista implantou, inspirado no Projeto Conservador da Mantiqueira, antes chamado Conservador das Águas,  o Programa Nascentes, que tem por meta restaurar até o final de 2018 10 mil hectares, com o plantio de 16 milhões de mudas nativas.

A parceria destina-se à expansão do Conservador da Mantiqueira, que cobrirá 280 municípios, sendo 20 paulistas, 7 cariocas e 253 de Minas.  As águas “produzidas” no rio  Jaguari, principal rio da bacia do Piracicaba,  integram as represas do Sistema Cantareira, responsável por mais de 50% do abastecimento de água da região metropolitana de São Paulo, bem como de outros municípios pertencentes à mesma bacia.

Premiado internacionalmente, o projeto  Conservador  das  Águas foi implantado pela prefeitura de Extrema em 2005. São objetivos do projeto aumentar  a  cobertura  florestal  nas  sub-bacias  hidrográficas  e  implantar  microcorredores  ecológicos;  reduzir  os  níveis  de poluição  difusa  rural  decorrentes  dos  processos  de  sedimentação  e  eutrofização,  e  de falta  de  saneamento  ambiental;  difundir  o  conceito  de  manejo  integrado  de  vegetação, solo  e  água,  na  bacia  hidrográfica  do  Rio  Jaguari;  garantir  sustentabilidade  socioeconômica  e  ambiental  dos  manejos  e  práticas  implantadas,  por  meio  de  incentivo financeiro  aos  proprietários  rurais.

Participam do projeto as propriedades  rurais  inserida  na  sub-bacia  hidrográfica  trabalhada  no  projeto,  com área igual ou superior a dois hectares. O projeto consiste  basicamente  em  realizar  levantamentos  planimétrico  de  cada propriedade,  além  da  elaboração  de  uma  planta  virtual  da  propriedade  rural,  indicando sua atual situação e quais serão as metas propostas para o local. A Secretaria Municipal de  Meio  Ambiente de Extrema é  a  responsável  por  elaborar  esses  projetos,  definindo  quais  ações deverão ser implementadas e as metas a serem atingidas, em função das características da propriedade.


"O Conservador das Águas erve de exemplo para todas as cidades brasileiras pela qualidade do rabalho, pela simplicidade na implantação e pelo envolvimento de todos s setores. A água será o bem mais valioso, mais escasso e mais mportante no futuro. Se não começarmos a trabalhar agora, as próximas erações enfrentarão sérios problemas”, disse Alckmin.


Após a reunião com Alckmin, o prefeito de Extrema, que foi acompanhado do ex-governador de Minas Alberto Pinto Coelho (PP) e do deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB), ofereceu ao paulista um símbolo da conservação das água: uma garrafa com água de uma nascente de Extrema e dois relógios movidos a água. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)