(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Outsiders' se cruzam no xadrez eleitoral


postado em 04/02/2018 09:48

São Paulo, 04 - Dois "outsiders" e um destino. O empresário e apresentador Luciano Huck já se aconselhou com o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa sobre o cenário eleitoral e uma eventual candidatura presidencial. O ex-ministro teria pedido "cautela" ao postulante ao posto mais alto da República.

O principal encontro ocorreu no início de novembro, no Rio. Na ocasião, segundo interlocutores próximos aos dois, Huck estaria animado com os números de aprovação de sua imagem junto ao eleitorado e com sua participação em movimentos como o Agora! e o RenovaBR - além de suas conversas com o PPS.

Servidor público desde 1984 (quando iniciou carreira no Ministério Público Federal) e ex-chefe do Judiciário, Barbosa, conforme relatos, teria discorrido sobre as agruras de um homem público e o fato de uma campanha eleitoral vir acompanhada de muito desgate pessoal.

Huck e o ex-presidente do Supremo têm intimidade para isso. Os dois têm uma relação de amizade - e o filho de Barbosa, Felipe, foi funcionário de Huck na produção de seu programa na TV Globo, Caldeirão do Huck, em 2013 (ele não trabalha mais no programa). Dias depois, Huck publicou uma carta no jornal Folha de S.Paulo declarando que não será candidato. Em dezembro passado, depois de uma participação de Huck como entrevistado da Casa do Saber, em São Paulo, o apresentador disse ao Estado que Barbosa "é uma pessoa que deve ser ouvida sempre".

Assim como Huck, Barbosa também flerta com uma suposta candidatura presidencial - alvo de investidas do PSB. A ala do partido que é contrária à aliança da sigla com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), tem feito uma ofensiva para convencê-lo a se filiar e disputar o Planalto.

Juntos

Nada parece definitivo em se tratando de política. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve a condenação confirmada em segunda instância e não tem garantias de que será candidato; e a última pesquisa do Datafolha trouxe bons números para Huck... As articulações foram retomadas. O PPS e Huck continuam se namorando e agora há quem acene com a possibilidade de uma chapa com dois "outsiders": Huck e Barbosa.

No evento do RenovaBR, na sexta-feira, interlocutores de movimentos como Agora!, Acredito e Livres mostraram empolgação com a hipótese de uma dobradinha Huck-Barbosa. Ainda no evento do RenovaBR, o Instituto Locomotiva divulgou uma pesquisa mostrando que "95% dos brasileiros afirmam que os atuais políticos não são transparentes nem prestam contas à população" e que "93% da população afirma que é preciso formar novas lideranças políticas para mudar o País". O presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, comentou os números da pesquisa e disse que "nesse cenário uma candidatura 'outsider' como a de Luciano Huck ou Joaquim Barbosa teriam muito campo para crescer. Os dois juntos, claro, seriam mais fortes ainda".

Embora Huck ainda não tenha definido sua candidatura, a ideia de ter Barbosa como vice agrada ao apresentador. Barbosa não tem se manifestado. Pessoas próximas dizem que, talvez, ele não tenha "personalidade para ser vice de ninguém". As informações são do jornal

O Estado de S. Paulo.

(Gilberto Amendola)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)