Jornal Estado de Minas

Lideranças do MDB lançam manifesto por candidatura própria ao governo de Minas


Lideranças do MDB em Minas Gerais assinaram neste sábado, em Belo Horizonte, manifesto pela candidatura própria ao Palácio da Liberdade em 2018. Participaram do encontro o vice-governador e presidente da legenda, Antônio Andrade, o deputado federal Rodrigo Pacheco e coordenadores das 53 regionais do partido.

Defensor da candidatura própria e cotado para disputar o governo de Minas em outubro, Pacheco afirmou que a candidatura própria é o desejo da base do partido. "'Este encontro do MDB hoje, com todos os coordenadores do estado, é absolutamente revelador daquilo que eu tenho pregado sempre, que é o anseio da base do partido das mais diferentes regiões pela candidatura própria.  Então, é uma verdadeira aclamação. Quase cem por cento desta militância deseja uma candidatura própria, responsável, e com proposito muito claro de recuperação do estado e de protagonismo de Minas Gerais no cenário nacional", afirmou.

Terceiro lugar na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte no ano passado, Pacheco sinalizou em outras ocasiões que se não conseguir viabilizar a candidatura pela própria legenda deve deixar o partido. O DEM já se movimentou para ter o parlamentar como candidato ao governo de Minas.

Briga interna

O manifesto assinado neste sábado foi entregue ao presidente da legenda e deve esquentar ainda mais a briga interna no partido. Parte da legenda integra a ala pró-governo e defende a manutenção da aliança com com PT de Fernando Pimentel. O partido ainda não definiu a data das prévias. 

Em janeiro, a direção da legenda divulgou nota descartando a possibilidade de manter a aliança com o PT. Atualmente o MDB faz parte da gestão petista com a indicação do vice-governador, Antônio Andrade – que já rompeu publicamente com o governador Fernando Pimentel (PT).


.