Publicidade

Estado de Minas

Notícia falsa provoca corrida aos cartórios eleitorais em Minas

Longas filas se formaram nos cartórios eleitorais, nesta quarta-feira, e o disque-eleitor recebeu mais de mil ligações nos últimos três dias


postado em 22/11/2017 19:10 / atualizado em 22/11/2017 20:20

O tumulto foi provocado pelo cadastramento biométrico(foto: TRE/MG/ Divulgação)
O tumulto foi provocado pelo cadastramento biométrico (foto: TRE/MG/ Divulgação)

Cartório eleitoral em Venda Nova, na capital, ficou lotado nesta quarta-feira(foto: Vanei Miranda/TRE-MG)
Cartório eleitoral em Venda Nova, na capital, ficou lotado nesta quarta-feira (foto: Vanei Miranda/TRE-MG)
Notícias compartilhadas por  por meio do Whatsapp provocaram uma corrida aos cartórios eleitorais de Minas Gerais nesta quarta-feira. No falso áudio, que tem postados também nas redes sociais, uma pessoa diz que se o cadastramento biométrico não for feito, será cobrada uma multa de R$ 150 e documentos como CPF e RG serão cancelados. Segundo o TRE, estas informações não procedem.

Diante do tumulto que isso provocou -  só o Disque-Eleitor, serviço de informações do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), recebeu mais de mil ligações nos três últimos dias sobre o assunto-, o tribunal divulgou nota informando que o prazo final para o recadastramento biométrico nas quatro cidades onde ele é obrigatório – Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia – é 9 de fevereiro de 2018.

Além disso, de acordo com o TRE/MG, nos quatro municípios com recadastramento biométrico obrigatório, o eleitor que não comparecer dentro do prazo não pagará multa. A penalidade se restringe ao cancelamento do título. O TRE/MG também  reiterou que a Justiça Eleitoral não faz nenhum contato pessoal com eleitores para fazer ou agendar o recadastramento biométrico.

Todas as informações sobre a biometria em Minas Gerais estão no site do TRE-MG


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade