Jornal Estado de Minas

Gilmar Mendes sugere parlamentarismo para resolver crise no Brasil


O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, usou o twitter para sugerir, neste sábado que a solução para os problemas do país pode passar por uma mudança do sistema político brasileiro do presidencialismo para o parlamentarismo.

“Leitura de férias: obra do professor Manoel Gonçalves abre perspectivas para a solução da crise politico-institucional que nos atormenta”, postou, com uma foto do livro “Parlamentarismo”.

Como de costume, Mendes levou uma enxurrada de críticas nas repostas dos seguidores. “Posso sugerir outra leitura para o Senhor, Significado da palavra Ética Honestidade e o Verdadeiro papel de um Ministro da Justiça”, respondeu uma internauta.

Outro deles sugeriu que ele lesse reportagem que diz que o Brasil disse não à monarquia e sim ao presidencialismo no plebiscito realizado em 1993. Houve ainda quem lhe sugerisse ler a Constituição da República.

Mendes está de férias, com o recesso do Judiciário de 4 a 29 de julho, válido para o STF, o Conselho Nacional de Justiça e as cortes superiores. Durante o período, os prazos processuais ficam suspensos.

 

.