Jornal Estado de Minas

Presidente da Câmara dos Deputados adia votação do polêmico pacote anticorrupção

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), adiou nesta quinta-feira (24) a votação do pacote de medidas contra a corrupção. O deputado do DEM disse que o tema será retomado na próxima terça-feira (29). O pacote tem gerado grande polêmica, uma vez que parlamentares querem incluir no texto emendas que podem desvirtuar seu caráter anticorrupção.

"A nossa obrigação é de cabeça erguida é discutir essa matéria. Eu disse que votada na comissão, seria votado no plenário. E vamos acabar com essa discussão de anistia. É só um jogo de palavras para desmoralizar e enfraquecer o parlamento brasileiro. De hoje e até terça-feira, ouvindo todos o líderes e os presidentes de partido, vamos tomar uma decisão sobre essa matéria", disse Maia.
A anistia aos políticos que praticaram o caixa dois em campanhas eleitorais seria inserida no pacote por meio de uma emenda.

A proposta já tinha sido apresentada no primeiro semestre, mas não foi votada.

 "O nosso plenário tem independêbcia para votar todas matéria, para aprovar ou rejeitar qualquer texto e ninguém pode se sentir ofendido com essa decisão. Em nenhum momento, ouviram da minha boca que haveria numa votação importante como essa qualquer pegadinha. Então, assim será feita essa votação", afirmou Maia.

 

Votação na madrugada

 

Na madrugada desta quinta, por volta da 1h, a comissão especial que analisa o conjunto de medidas anticorrupção concluiu a análise sobre o parecer do relator, deputado Onyx Lorenzoni (DEM), com 12 propostas.


Ainda de madrugada, Rodrigo Maia se reuniu com líderes parlamentares para articular a votação do pacote em plenário de forma rápida nesta quinta-feira. Segundo o deputado Vicente Cândido (PT), a inteção dos líderes era encontrar uma forma de anistiar quem praticou o caixa dois em eleições passadas. 

.