(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alex de Freitas tem ampla vantagem na disputa pela Prefeitura de Contagem, diz pesquisa

Pesquisa do Instituto Giga encomendada pelo Estado de Minas mostra o candidato do PSDB com 71% dos votos válidos em Contagem, contra 29% de Carlin Moura, do PCdoB


postado em 27/10/2016 06:00 / atualizado em 27/10/2016 07:25



A três dias da eleição, o candidato do PSDB à Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de BH, Alex de Freitas, lidera as intenções de voto na cidade. Segundo pesquisa do Instituto Giga encomendada pelo Estado de Minas, se o pleito fosse hoje, o candidato tucano seria eleito com 71% dos votos válidos, contra 29% do atual prefeito, Carlin Moura (PCdoB). Nesta simulação não são considerados os votos em branco ou nulos, como ocorre no dia da eleição.

De acordo com o levantamento, considerando os votos totais, Alex de Freitas tem 55% das intenções e Carlin 22%. Outros 13% informaram que não vão votar em nenhum dos dois, vão anular ou não responderam ao questionário, e 10% afirmaram que vão digitar a opção branco nas urnas, somando 23% que não optaram por nenhum dos dois. Na pesquisa espontânea, quando não são apontados os nomes dos candidatos, Alex de Freitas aparece com 49% e Carlin Moura com 20%. O número dos indecisos, que não sabem em quem votar ou votarão em branco foi de 16%, e os que não responderam, anulariam ou não escolheriam ninguém, de 15%.

O grau de conhecimento dos eleitores é maior sobre Carlin Moura, sendo que 42% responderam saber muito bem quem ele é, contra 14% que dizem o mesmo de Alex de Freitas. Para 35%, Carlin é mais ou menos conhecido e Alex de Freitas está no mesmo patamar para 27%. O prefeito Carlin Moura tem 53% de rejeição, o maior índice. Já 14% afirmaram que não votariam de jeito nenhum em Alex de Freitas.

Para o diretor do Giga Instituto de Pesquisa, Adriano Cerqueira, o cenário em Contagem está praticamente definido. “O número de indecisos e de gente que afirmou não ter candidato não está tão expressivo e a diferença de votos entre os dois candidatos está muito grande. Fica difícil, com pouco tempo, conseguir reverter”, afirmou. Além disso, Cerqueira lembra que quem está atrás é o prefeito, que não está com a avaliação boa. “Praticamente, o índice de desaprovação do governo dele é quem está votando no Alex de Freitas”, completou.

O Instituto Giga também perguntou aos eleitores o que pensavam da atual administração da Prefeitura de Contagem. A gestão do prefeito Carlin Moura recebeu 23% de avaliações bom e ótimo, 34% de regular e 41% de ruim ou péssimo. Já a avaliação pessoal do prefeito é de 33% de aprovação e 53% de reprovação. Outros 12% não aprovam nem desaprovam a gestão do comunista.

Para Adriano Cerqueira, as respostas dos eleitores sobre os principais problemas da cidade podem ser parte da explicação para o desempenho negativo de Carlin Moura. Para 62% dos que responderam, a saúde é o principal problema da cidade, seguido de segurança (15%), desemprego (4%) e educação (4%). “O que pode ser um indicativo deste resultado é a situação da saúde, que é algo que mexe muito com as pessoas, mas há outra situação nacional. É difícil achar prefeitos bem avaliados este ano por causa desse clima de antipolítica. Essa insatisfação está atingindo os governantes. Carlin pode estar sofrendo com esse aspecto mais geral também”, afirmou.

A pesquisa, registrada sob o número MG-07082/2016, foi feita de 22 a 24 de outubro, ouvindo 800 pessoas. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)