Jornal Estado de Minas

Troca de ofensas entre candidatos à prefeitura de BH pode acabar nos tribunais

"Ele que trate da vida dele. (...) Não me preocupo com isso. Quanto às questões trabalhistas, elas já estão sendo resolvidas na Justiça, sem problemas" - Alexandre Kalil (PHS), em encontro com representantes do futebol amador - Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PressAs ameaças e ofensas trocadas entre os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte na reta final da campanha podem parar nos tribunais. Neste sábado (22/10), o deputado estadual João Leite (PSDB) afirmou que vai processar o empresário Alexandre Kalil (PHS) por “acusá-lo imoralmente” de integrar a chamada lista de Furnas, suposto esquema de corrupção e desvios de verbas públicas da estatal de energia. Kalil afirmou que o documento que “prova que o nome de João Leite está na lista é público” e que o tucano “já perdeu um processo sobre o tema em duas instâncias”.


Após encontro com lideranças de vilas e favelas na sede do PSDB, na manhã de ontem, João Leite afirmou que vai processar Kalil tanto pela acusação de envolvimento em esquema de corrupção ligado a Furnas quanto pelas dívidas trabalhistas. “Nós vamos agora para cima dele. Vamos processar ele até pagar o último centavo que deve para os trabalhadores”, afirmou o candidato.

Segundo Leite, a lista é falsa e a pessoa que elaborou o documento está presa. “Isso tramita no esgoto da vida. Ele quis usar contra mim. Mas tenho nove campanhas limpas.
Minhas contas de campanha já foram aprovadas”, rebateu o tucano. João Leite afirmou ainda que vai cobrar na Justiça as dívidas do adversário. “Vou jogar pesado contra ele na Justiça do Trabalho e no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Ele vai aprender o que são os direitos humanos, mas os direitos humanos dos trabalhadores e dos pobres”, disse.

Kalil citou a presença do nome de João Leite na lista de Furnas durante debate na noite de sexta-feira na TV. O clima entre os dois esquentou e houve troca de ofensas e acusações, com os dois se chamando de “mentiroso”.

No final da manhã de ontem, João Leite se encontrou com professores e representantes da Associação de Pais e Estudantes da Rede Municipal de Belo Horizonte. Ele afirmou que a prefeitura “abandonou” 17 mil crianças que não têm acesso à educação infantil e prometeu criar vagas para elas se eleito prefeito. “Vamos também integrar as Umeis para que elas tenham um atendimento em tempo integral para nossas crianças de 4 e 5 anos”, disse o tucano.

CONTRA-ATAQUE Em visita aos campos de futebol na Barragem Santa Lúcia, na região Centro-Sul, Alexandre Kalil afirmou que “basta conferir os documentos públicos sobre a lista de Furnas para ver os nomes de quais políticos estão lá”.
Segundo o empresário, o tucano já entrou com ações questionando sua inclusão na lista, mas perdeu nas duas vezes.

“Ele que trate da vida dele. O nome está na lista e qualquer um pode olhar lá. Também já processou e perdeu, na primeira e na segunda instância. Não me preocupo com isso. Quanto às questões trabalhistas, elas já estão sendo resolvidas na Justiça, sem problemas”, afirmou Kalil.

O candidato do PHS afirmou que não pretende entrar em “disputas de baixo nível com o adversário” e que, segundo pesquisa de uma revista divulgada ontem, o resultado do debate quente entre os dois candidatos demonstrou quem estava mais preparado. “A pesquisa com pessoas que acompanharam o debate mostrou que 60% foram favoráveis a mim, 20% ao João Leite e 20% falaram que foi empate. Espero que esta seja uma semana tranquila e positiva. Os números das pesquisas mostram que viramos a eleição.
E quando o povo entende a proposta, acabou”, disse Kalil.

Neste sábado (22/10), o ex-presidente do Atlético fez caminhada em avenidas da Região Norte e se reuniu com representantes do futebol amador da capital mineira. Kalil prometeu atender às reivindicações dos times amadores e preservar os campos de várzea na cidade. “Eu sei que muitos de vocês trabalham a semana toda pensando no futebol do fim de semana, no campeonato do bairro. É uma diversão muito tradicional da cidade e precisa ser valorizada”, disse o candidato. No início da noite, ele lançou o Plano de Governo final de sua coligação.

.