Jornal Estado de Minas

Prefeito de cidade em Minas é eleito com um voto de diferença para segundo colocado

Nenhuma campanha educativa para ensinar a importância do voto terá tanto efeito quanto o resultado da eleição em Serranos, no Sul de Minas Gerais. Na cidade, com 1.954 eleitores, um voto fez literalmente a diferença para o candidato José da Cunha Vasconcelos Filho, o Zé Vasconcelos (PT), que foi eleito com essa exata diferença em relação ao segundo colocado no pleito, Marcelo Azevedo Carvalho, do PP.

As urnas registraram 769 votos para Zé Vasconcelos, equivalentes a 42,79% dos votos válidos. Marcelo teve 768, ou 42,74%. Em terceiro ficou Cleusa (PPS), com 260 votos ou 14,47%.

O pleito, no entanto, ainda pode ter reviravolta. Apesar de a candidatura de Zé Vasconcelos ter sido deferida inicialmente, houve um recurso do PTB o impugnando por contas desaprovadas no Tribunal de Contas da União. O partido alega que ele estaria inelegível.

Os eleitores de Serranos mostraram que sabe realmente a importância do voto.
Ao contrário do que ocorreu em várias cidades do Brasil, onde a ausência nas urnas foi grande, apenas 76 eleitores deixaram de comparecer às urnas. Dos 1.878 que votaram, 18 escolheram a opção em branco (0,96%) e 63 (3,35%) anularam..