Jornal Estado de Minas

Minas registra o maior número de prisões de candidatos a vereador

Minas Gerais é o estado que mais registrou prisões de candidatos neste domingo de eleições. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais informou que foram contabilizados, até as 11h, 16 casos envolvendo políticos. A maioria das ocorrências são relacionadas a boca de urna, mas em uma delas há suspeita de compra de votos. Considerando todo o Brasil, o número de candidatos flagrados cometendo crime eleitoral já chega a 1.410, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desses, 83 foram presos.

Em Ipiaçu, no Triângulo Mineiro, o candidato a vereador Edvaldo Rosa da Costa, de 40 anos, mais conhecido como Edivaldo Tem de Tudo, foi detido em casa, acusado de pagar eleitores para ganhar votos. De acordo com a Polícia Militar, um homem confessou que havia recebido R$ 100 para ajudá-lo a vencer, enquanto outro morador da cidade alegou que havia embolsado R$ 200.

O TRE de Minas acrescentou que, incluindo os casos envolvendo candidatos, já foram registradas 76 prisões por crimes eleitorais em todo o estado. Em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, dois homens foram detidos jogando panfletos na porta de zonas eleitorais. Já o TSE contabilizou 1.261 ocorrências com não candidatos, sendo que 575 resultaram em prisões..