Jornal Estado de Minas

De olho no eleitor, políticos entram na onda do Pokémon Go e postam fotos com bichinhos

Que febre do momento, principalmente entre crianças e jovens, é caçar Pokémon Go pelas ruas da cidade todos já sabem. De olho nesse fenômeno, políticos – em especial os que vão tentar vagas nas prefeituras do país – também resolveram surfar nessa onda. Para não perder os cliques em suas redes sociais, eles postaram fotos com as famosas criaturas virtuais.

Um dos primeiros a falar dos pokémons foi o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB). No dia 13 de julho, o peemedebista postou um recado ao fabricante do jogo dizendo que faltavam 23 dias para as olimpíadas e pediu: “O mundo todo tá vindo pra cá. Venha também”. Ele usou as hashtags #cidadeolímpica e # PokemonGoNoBrasil.

O prefeito, que não pode mais tentar a reeleição e lançou um apadrinhado político, voltou à pokémon mania no dia 3 de agosto, quando postou foto sua com a tocha olímpica e uma criaturinha virtual. “E o Pokémon estava só esperando a tocha chegar”, comemorou



O sucesso foi tanto que o site BuzzFeed fez uma coletânia, dizendo que as fotos dos políticos com os bichinhos são “o novo político comendo pastel na feira”.

Também aparecem em postagens com os pokémons a candidata à Prefeitura de São Paulo, senadora Marta Suplicy (PMDB), e o candidato tucano no mesmo estado, o apresentador João Doria.



Já no Rio, o candidato Marcelo Freixo (Psol), também deu o ar de sua graça com as criaturinhas.
Ele postou foto com pokemons para anunciar que estava em uma praça para debater ideias para a região do Grande Méier. “Até os Pokemons estão participando do encontro”, disse na postagem.


Na semana passada, o Pokemon rato apareceu em sessão da comissão da Câmara dos Deputados que analisa o projeto de Combate à Corrupção. O Rattata apareceu no momento que o juiz da Lava-Jato, Sérgio Moro, falava e foi flagrado e capturado pelo jornalista George Marques.
.