Os organizadores da Rio-2016 e o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciaram ontem que não vão tolerar cartazes políticos levados por torcedores aos locais de disputas esportivas.
Leia Mais
Voluntário se 'demite' das olimpíadas por causa da proibição de protestos nos estádiosGrupos gritam "Fora Temer" e "Tchau, querida" no MineirãoAusente no encerramento da Olimpíada, Temer manda carta a premier japonêsComitê Rio 2016 perde recurso e Justiça mantém protestos em arenas esportivasNo sábado, durante a partida de futebol feminino entre os Estados Unidos e a França, no Mineirão, em Belo Horizonte, grupos de torcedores bateram boca na arquibancada, com mensagens contra a presidente afastada Dilma Rousseff e o presidente interino, Michel Temer.
Vaias e cantos com conteúdos políticos serão tolerados. “Se isso não fosse aceito, metade do Maracanã teria sido esvaziado”, declarou Andrada, numa alusão à vaia recebida pelo presidente em exercício Michel Temer na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, na sexta-feira.
A decisão se baseia numa interpretação do decreto de Lei Olímpica, assinado por Dilma Rousseff em 10 de maio, dois dias antes de seu afastamento.
A legislação prevê que o torcedor “não pode portar ou ostentar cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais com mensagens ofensivas, de caráter racista ou xenófobo ou que estimulem outras formas de discriminação”. Proíbe também o uso de bandeiras “para outros fins que não o da manifestação festiva e amigável”.
Porém, o texto estabelece: “É ressalvado o direito constitucional ao livre exercício de manifestação e à plena liberdade de expressão em defesa da dignidade da pessoa humana”.
Na sexta-feira, o COI omitiu Temer de todas as suas declarações. A imagem do presidente interino nem sequer foi mostrada nos telões do Maracanã durante a solenidade de abertura da Olimpíada.
MINEIRÃO No sábado, um grupo de manifestantes aproveitou o intervalo do jogo entre Estados Unidos e França, no Mineirão, para protestar contra o governo Temer. Eles vestiam camisas com letras que formavam a frase “Fora, Temer”. Pessoas contrárias a Dilma Rousseff reagiram e começaram a gritar “Tchau, querida”.
A PM e a segurança do Mineirão entraram em ação. Policiais militares convidaram o grupo contrário a Temer a deixar o local. Na portaria do estádio, torcedores relataram que seguranças apreenderam as faixas e cartazes com frases políticas.