TRE de MG tem novo presidente que vai conduzir eleições deste ano

O desembargador Domingos Coelho, de Guanhães, no Vale do Rio Doce, vai atuar na Justiça Eleitoral no primeiro pleito reduzido por causa das novas regras eleitorais

Juliana Cipriani
O desembargador Domingos Coelho é natural de Guanhães, no Vale do Rio Doce - Foto: Divulgação TRE MG
O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais será o desembargador Geraldo Domingos Coelho. Caberá a ele, que toma posse na tarde desta sexta-feira, conduzir as eleições de outubro no estado.

O magistrado assume o cargo no lugar do desembargador Paulo Cézar Dias com um desafio: esse ano o processo eleitoral será mais curto. Antes, a Justiça Eleitoral tinha três meses para julgar os registros das chapas e candidatos até dia do pleito. Agora, o calendário eleitoral prevê as inscrições dos que vão disputar no dia 15 de agosto, dando menos tempo.

Antes mesmo de assumir o posto, Domingos Coelho vem fazendo um apelo aos juízes eleitorais e partidos para que se esforcem em virtude do prazo reduzido.

Na cerimônia de posse marcada para as 17 h no auditório do TRE também assume o novo vice-presidente e corregedor, Edgard Penna Amorim.

O desembargador Domingos Coelho é de Guanhães, no Vale do Rio Doce.
Foi juiz nas comarcas de Ervália, Conselheiro Pena, Pirapora, Nova Lima e Belo Horizonte.Também atuou na Justiça Desportiva e, desde 2002, está no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Edgard Amorim é de Belo Horizonte. Desembargador do TJMG desde 2003, é autor de diversos livros e artigos sobre o direito público e agrário.

Até esta sexta-feira, 120 juízes participam de um treinamento para se aperfeiçoar na atuação nas eleições de 2016. É a primeira etapa de três em que serão atendidos os 351 juízes de Minas Gerais. O objetivo é ampliar os conhecimentos e trocar experiência entre os magistrados..