Pimentel, Aécio e outros políticos de MG lamentam a morte de Hélio Garcia

Em nota, o petista prestou solidariedade aos familiares e homenageou o ex-governador do estado, que considera uma referência política

Juliana Cipriani

Pimentel lamentou a morte de Hélio Garcia - Foto: Alexandre Guzanshe / EM D.A. Press

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), o prefeito Marcio Lacerda (PSB) e outros políticos mineiros lamentaram, em nota, a morte do ex-governador Hélio Garcia na manhã desta segunda-feira. Garcia estava internado em razão de uma embolia pulmonar e acabou morrendo de insuficiência respiratória.

Pimentel se refere a ele como "uma das mais importantes referências da política mineira". O petista manifestou solidariedade aos familiares no momento. Pimentel ofereceu o Palácio da Liberdade para o velório, como é praxe no caso de ex-governadores. Segundo a assessoria do governador, os detalhes da cerimônia ainda estão sendo definidos, mas, apesar da oferta, o corpo deve ser velado em outro local.

O senador e ex-governador Aécio Neves (PSDB) disse que Hélio Garcia foi um dos políticos mais marcantes de sua época. "Impressionava a todos pela sua habilidade política e capacidade de estratégia e conciliação", disse.

Leia também: Hélio Garcia foi estadista ao brigar pela autonomia das escolas

O prefeito de BH, Marcio Lacerda (PSB) também manifestou seu pesar e apresentou condolências. "Hélio Garcia nos deixa a lição de um grande homem público. Discreto, porém realizador, exímio articulador, que deu a sua contribuição em momentos decisivos da história recente de nossa cidade, nosso estado e, em especial, no processo de redemocratização do país”, afirmou.

O ex-governador Antonio Anastasia (PSDB), hoje senador, lamentou a morte do político e amigo.
"Mais do que um grande político, ele foi um grande homem e uma grande inspiração para mim. Alguém com um olhar especial sobre a política e, principalmente, um ser humano com um coração enorme. Minas Gerais perde hoje um dos maiores políticos de sua História", disse.

Outro que lamentou a perda de Garcia foi o ex-governador Alberto Pinto Coelho (PP). Em nota, ele destaca a característica de articulador e o classifica como defensor “indelével dos interesses do estado”. “ Sua voz altiva no Parlamento e no Executivo foi mais do que marca pessoal, fez com que ele tivesse papel fundamental para a construção da história Pátria”, afirmou.

Confira as notas:


"Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do ex-governador Hélio Garcia. Homem público com uma trajetória de inestimáveis serviços prestados ao Estado e ao país, Hélio Garcia era uma das mais importantes referências da política mineira. Minas perde uma liderança que sempre se pautou pela sensatez, serenidade e espírito democrático. Aos familiares, manifesto minha sincera e afetuosa solidariedade neste momento"
. Fernando Pimentel - Governador de MG

"O prefeito Marcio Lacerda manifesta o seu pesar por ocasião do falecimento do ex-governador de Minas Gerais e ex-prefeito de Belo Horizonte, Hélio Garcia, ocorrido hoje, na capital. E apresenta as condolências aos familiares de Hélio Garcia, com os quais se solidariza neste momento de dor. “Hélio Garcia nos deixa a lição de um grande homem público. Discreto, porém realizador, exímio articulador, que deu a sua contribuição em momentos decisivos da história recente de nossa cidade, nosso estado e, em especial, no processo de redemocratização do país”, afirmou"
. Marcio Lacerda - Prefeito de Belo Horizonte

"O ex-governador Hélio Garcia foi um dos homens públicos mais marcantes de sua época. Impressionava a todos pela sua habilidade política e capacidade de estratégia e conciliação.
Foi ator importante no processo de redemocratização do Brasil, como vice de Tancredo no governo de Minas. Seu nome está para sempre inscrito na história dos mineiros".
Aécio Neves - Senador e ex-governador de MG

"Mais do que um grande político, ele foi um grande homem e uma grande inspiração para mim. Alguém com um olhar especial sobre a política e, principalmente, um ser humano com um coração enorme. Minas Gerais perde hoje um dos maiores políticos de sua História. Fará falta a todos nós sua presença. Ficaremos com seus ensinamentos e sua inspiração. Meu abraço fraterno e meus sentimentos a toda família, aos amigos e a todo povo mineiro que sente essa grande perda".
Antonio Anastasia - Senador e ex-governador de MG

 
Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do ex-governador Hélio Garcia. Minas está de luto. Perdemos um dos nossos filhos mais ilustres. Dono de estilo e de características próprias, Hélio Garcia faz parte do rol dos homens públicos que constroem com grandeza e coragem uma trajetória marcante e singular na política mineira e na política nacional.  Exímio articulador, Hélio Garcia deixa como marca a defesa indelével dos interesses do nosso Estado.

Sua voz altiva no Parlamento e no Executivo foi mais do que marca pessoal, fez com que ele tivesse papel fundamental para a construção da história Pátria. À sua família manifesto meu pesar e minha solidariedade. Deixo também o meu fraterno abraço”. Alberto Pinto Coelho – Ex-governador de Minas

.