Em gravação, Jucá sugere deter o avanço da Operação Lava-Jato

A Procuradoria-Geral da República está com gravação na qual o ministro conversa com o ex-presidente da Transpetro sobre pacto para deter as investigações da Operação Lava-Jato

Iracema Amaral
Procuradoria-Geral tem gravação com diálogo sobre a Lava-Jato envolvendo o ministro Romero Jucá (E) e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado - Foto: José Cruz/ Agência Brasil e Divulgação/Petrobras
O ministro do Planejamento, Romero Jucá, está sob suspeita de tentar barrar as investigações da Operação Lava-Jato. De acordo com reportagem publicada na manhã desta segunda-feira pela Folha de S. Paulo, a Procuradoria-Geral da República tem uma gravação na qual o senador peemedebista, e hoje ministro do governo interino do presidente Michel Temer, conversa com o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, sobre deter as investigações  da Lava-Jato.

Segundo Jucá, o governo Temer agiria para "estancar a sangria" representada pela Operação Lava-Jato. Jucá e Machado também são investigados nessa operação.

De acordo coma reportagem, essa gravação foi feita em março deste ano, semanas antes de a Câmara dos Deputados votar pela admissibilidade do impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Hoje, o processo está sendo julgado pelo Senado, sob a presidência do Supremo Tribunal Federal.

A gravação em poder da Procuradoria-Geral da República teria 1h15 de duração. Por meio de sua assessoria, o ministro Jucá disse que o diálogo mantido com o ex-presidente da Transpetro dizia respeito a um pacto para "destravar a economia do país". Ele negou que a conversa dissesse respeito à Lava-Jato.

O advogado de Jucá, o criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro, também  disse que o seu cliente "jamais pensaria em fazer qualquer interferência" na Lava-Jato e destacou que ele não tratou do assunto com ministros do STF. Machado não foi localizado para comentar a reportagem.

Gravação


Na gravação, Jucá disse, sem citar nomes,  disse que tinha conversado com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a necessidade de brecar as investigações da Lava-Jato.
Para o hoje ministro do Planajemanto, o governo de Michel Temer deveria criar um pacto nacional com o STF com esse objetivo de parar a Lava-Jato.

Em outro trecho da conversa, Machado disse que Jucá e aliados estariam na mira do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. "Ele (Janot) está a fim de pegar vocês. E acha que eu sou o caminho... Ele (Janot)acha que sou o caixa de vocês", disse Machado, em um trecho da gravação liberado pela reportagem da Folha de S. Paulo.

Jucá é citado em delação premida do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. O ex-diretor delatou a participação de Jucá em recebimento de propina efetuado por empreiteiras beneficiadas por contratos na Petrobras. Machado também foi citado por Paulo Roberto Costa ainda no início da Lava-Jato. Na ocasião, ele perdeu o cargo que ocupou na Petrobras por dez anos.

Sérgio Machado

Sérgio Machado deixou a diretoria da Transpetro, depois de cerca de dez anos, sob suspeita de ter repassado propina de empresas, em contrato com a estatal petrolífera, a políticos do PMDB. Ele confirmou em depoimento à Polícia Federal que foi indicado pelo PMDB nacional para este cargo, como disse em depoimento à Polícia Federal. Machado é alvo de inquérito no STF.

Com Agência Estado.

Leia Mais

Polícia Federal deflagra a 29ª fase da Operação Lava-JatoDelegada da Lava Jato disputa lista tríplice da PF que será apresentada a TemerAções de improbidade da Lava Jato não terão juiz único, decide STJSenador Romero Jucá é hostilizado em avião e tenta tomar celular de passageiraJanot pede inquérito contra Sarney, Jucá e Renan por obstrução à Lava-JatoMoreira Franco reitera que governo não vai interferir na Lava-JatoDelação da Odebrecht seria "metralhadora de ponto 100", diz Sarney em gravaçãoConselho de Ética tem cinco dias para dizer se aceita processo contra JucáJucá chama senador Telmário Mota (PDT) de 'bandido' e 'desqualificado'Telmário Mota protocola pedido de cassação de Jucá no Conselho de Ética do SenadoDois funcionários da Petrobras são conduzidos para depor na 30ª fase da Lava-Jato30ª fase da Lava-Jato investiga pagamento de propina de R$ 40 milhõesLava-Jato apura influência de ex-tesoureiro do PP na BR DistribuidoraGoverno teme novas revelações de Sérgio MachadoPF deflagra a 30ª fase da Operação Lava-JatoDilma usa rede social para criticar diálogo de Jucá De Sarney a Dilma, história de Romero Jucá acumula cargos e escândalosDeputados do PMDB de Minas apostam na queda de Romero JucáRomero Jucá: "não há nada de comprometedor no diálogo"Gravação de Jucá confirma o golpe contra Dilma, diz líder do PT no SenadoEm representação a PGR, PSOL pedirá prisão de JucáCaiado defende que Jucá seja afastado do governo TemerJucá diz que não se referia à Lava-Jato em conversa vazadaAlém de Jucá, outros políticos como Lula e Dilma foram apanhados em gravação