Em meio à crise, PBH tem queda na arrecadação de impostos

A prestação de contas do prefeito Marcio Lacerda acontece nesta manhã na Câmara Municipal, na Região Leste de Belo Horizonte

Alessandra Mello

O prefeito Marcio Lacerda durante cerimônia de entrega da prestação de contas da prefeitura à Câmara - Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press


O prefeito Marcio Lacerda informou nesta terça-feira, na sede da Câmara Municipal,  que houve queda na arrecadação de impostos, levando em conta a inflação acumulada em 2015. De acordo com Lacerda, a arrecadação anual cresceu 0,6 %, em relação a 2014. A inflação no período foi de 10,67%, conforme índice oficial do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), coletado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) .

Os dados informados por Lacerda fazem parte da prestação de contas entregue pelo prefeito aos vereadores na manhã de hoje. Durante a cerimônia de entrega, o vereador Joel Moreira (PMDB) cobrou do prefeito o repasse integral dos recursos para arcar com as despesas da Câmara municipal, os chamados duodécimos.

Joel Moreira disse que há um mês notificou o prefeito pedindo informações sobre o não repasse integral dos valores devidos mensalmente à Câmara. Mas, conforme afirmou,  ele não obteve resposta da prefeitura. O vereador disse que não sabe o valor que a PBH deve ao Legislativo.
Moreira assegurou, contudo, que o não repasse pode configurar crime de responsabilidade e até a abertura de um processo de impeachment do prefeito.
Segundo o peemedebista, no ano passado não houve repasse integral. A informação sobre esses atrasos, de acordo com o parlamentar, é da Mesa Diretora da Câmara.

Ainda durante a cerimônia,  o prefeito confirmou que os repases  estão sendo discutidos com a Câmara e que a obrigação de repassar 4,5% é negociável.

 

.