(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Menções ao PSDB na lista da Odebrecht foram doações legais de campanha, diz Aécio


postado em 23/03/2016 15:55 / atualizado em 23/03/2016 16:07

Brasília, 22, 23 - O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), afirmou nesta quarta-feira, 23, que todos os pagamentos a integrantes de seu partido feitos pela construtora Odebrecht foram doações legais de campanha. Nomes como o de próprio Aécio e do senador José Serra (SP) aparecem em relação apreendida pela Operação Lava-Jato na residência do presidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Barbosa Silva Júnior, no Rio de Janeiro.

Em rápida declaração sobre o assunto, Aécio afirmou que é preciso "diferenciar o joio do trigo", mas não mencionou nomes de partidos ou de outros parlamentares também citados na relação.

A devassa da Polícia Federal na residência de um dos executivos-chave do esquema de propinas na empreiteira rendeu um total de sete arquivos onde aparecem inúmeras planilhas e tabelas, algumas separadas por Estados e regiões do Brasil e outras por partidos, com nomes dos principais políticos do País.

Também há inúmeras anotações manuscritas fazendo referência a repasses para políticos e partidos, acertos com outras empresas referentes a obras e até documentos sobre "campeonatos esportivos", que lembram documentos semelhantes já encontrados na Lava-Jato e revelaram a atuação de cartel das empreiteiras em obras na Petrobras.

Repatriação

Aécio avaliou também que há "possibilidade real" de os vetos da presidente Dilma Rousseff à lei da repatriação serem derrubados pelo Congresso Nacional, na sessão marcada para a próxima terça-feira, 29.

A lei foi aprovada pelo Congresso no ano passado e sancionada por Dilma em janeiro. O texto permite o retorno de dinheiro não declarado pelos contribuintes brasileiros ao exterior.

Por solicitação do Ministério do Planejamento, a presidente vetou três itens: o parcelamento do imposto em até 12 vezes, a possibilidade de "laranjas" serem beneficiados no programa de repatriação e a autorização para que joias, pedras preciosas e obras de arte também sejam repatriadas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)