Em protesto no Congresso, manifestantes penduram 'pixuleco' no mastro da bandeira

Polícia faz escudo para proteger Palácio do Planalto - Foto: Evaristo Sá/AFP
Manifestantes que permenceram do fim da tarde até o início da noite diante do Palácio do Planalto, concentraram-se diante do Congresso Nacional. Policiais equipados com capacetes e escudos concentram-se na rampa por onde autoridades têm acesso ao Parlamento. Um cone de contenção da Polícia Militar foi arremessado no espelho d'água diante do Congresso.

Gritando "vem todo mundo", instigando os demais ativistas, além de palavras de ordem como "devolve meu dinheiro, Lula cachaceiro", eles penduraram um boneco do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chamado de pixuleco, no mastro onde fica hasteada a bandeira nacional.

Os manifestantes carregavam faixas pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff e bandeiras do Brasil.
Alguns deputados estão deixando a Casa pela garagem lateral do Senado ou pelos anexos do Congresso Nacional.

Parlamentares como o líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), demonstraram apreensão e pediram indicação para os policiais legislativos sobre a saída mais segura do Congresso.

Houve confusão no gramado, e a polícia usou gás lacrimogênio - Foto: Evaristo Sá/AFPTUMULTO
Um princípio de tumulto foi registrado no gramado do Congresso. Policiais usaram spray de pimenta para dispersar os manifestantes, que por sua vez revidaram jogando garrafas e dois objetos em chamas.

O princípio de confronto gerou correria no gramado, mas os manifestantes voltaram a se concentrar em frente ao espelho d'água. A cada minuto cresce o número de participantes no protesto..