(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Novo presidente da OAB de Minas prega protagonismo do cidadão no combate ao caixa 2

Ao ser empossado, Antônio Fabrício Gonçalves defende a aprovação de legislação que criminalize doações ilegais de campanha


postado em 02/02/2016 21:39 / atualizado em 02/02/2016 22:48

Vice-presidente nacional da OAB, Luís Cláudio Chaves (E), participou da cerimônia em BH(foto: Marcos Vieira/EM/DA Press)
Vice-presidente nacional da OAB, Luís Cláudio Chaves (E), participou da cerimônia em BH (foto: Marcos Vieira/EM/DA Press)

O novo presidente da OAB de Minas Gerais, Antônio Fabrício Gonçalves defendeu nesta terça-feira, durante a posse solene da diretoria eleita para o triênio 2016/2018, o protagonismo dos cidadãos na fiscalização das campanhas municipais para acompanhar gastos e denunciar a prática do caixa 2. “Além de serem as primeiras eleições com as novas regras que proíbem o financiamento de empresas a candidatos, um avanço conquistado com a atuação da OAB junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), agora lutamos pela aprovação de projeto de lei que criminalize o caixa 2”, sustentou Fabrício, que lança nesta quarta-feira, em Minas, a campanha articulada nacionalmente pela OAB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) contra o caixa 2 nas eleições municipais deste ano.

Todas as 230 subseções da OAB no estado estarão abertas para receber denúncias de possíveis irregularidades. "Ficou mais fácil fiscalizar pois agora há limites claros de gastos. Campanhas faraônicas não serão toleradas, nem fraudes no financiamento com contribuições veladas de empresas”, sustentou, considerando haver formas de rastrear o uso de CPFs de empregados em grupos empresariais.

Além de Fabrício Gonçalves, integram a chapa de consenso da nova diretoria empossada da OAB de Minas a vice-presidente Helena Delamonica; Sérgio Leonardo, tesoureiro; Gustavo Chalfun, secretário-geral; Charles Vieira, secretário-geral adjunto; Adriano Cardoso, tesoureiro adjunto; e Fabrício Almeida, diretor institucional. Também foram empossados 160 conselheiros da OAB mineira. Acompanharam a solenidade o presidente da OAB Federal, Cláudio Lamachia, e o vice-presidente nacional, Luís Cláudio Chaves, que presidiu a OAB mineira nas gestões 2010/2012 e 2013/2015.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)