O diretório municipal pediu um prazo de 30 dias para conduzir o processo de desligamento dos indicados, que seriam cerca de 20. Os dois cargos de maior expressão são os do secretário-adjunto de Meio Ambiente e Sustentabilidade Geraldo Magela da Costa e do procurador-geral adjunto Marius Carvalho. “O PSDB apoiou Carlin quando ainda estava no governo do estado, inclusive com o governador Anastasia indo a Contagem declarar apoio. Ele (Carlin) prometeu ficar neutro na disputa nacional contra o senador Aécio Neves mas apoiou Dilma de maneira agressiva. Agora levou o PT para o governo”, explicou o secretário-geral do PSDB em Minas, deputado João Vítor Xavier.
No ano passado, Carlin Moura nomeou nomes do PT para as pastas de Desenvolvimento Econômico, Paulo César Funghi, e Direitos Humanos e Cidadania, Letícia da Penha. Segundo o secretário do PSDB, o partido demorou a romper pois havia uma expectativa de que a aliança não se concretizasse, já que parte do PT de Contagem era contrária à união.
Carlin teve duro embate com os petistas em 2012, quando derrotou no segundo turno o deputado estadual Durval Ângelo, atual líder do governo de Fernando Pimentel.
Reeleição
Levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que 4.258 prefeitos dos 5.568 municípios brasileiros, ou 76,4% deles, são potenciais candidatos a reeleição este ano. Os dados mostram que a maior proporção de gestores que podem tentar mais um mandato está no Centro-Oeste, onde 80% das prefeituras podem ter uma candidatura de continuidade. No Sudeste, esse percentual cai para 78,8%. Em Minas Gerais, segundo o estudo, 83% dos 853 prefeitos estão aptos a se reeleger. O alto índice ocorre porque em 2012 a média daqueles que tentavam a reeleição caiu bastante. Isso provocou aumento este ano na quantidade de municípios com gestores no primeiro mandato..