Jornal Estado de Minas

Ex-secretário de Anastasia, deputado Lafayette Andrada se filia ao Partido da Mulher


Depois de muito ensaiar e também negar, o deputado estadual Lafayette Andrada oficializou na tarde desta terça-feira sua desfiliação ao PSDB. O ex-tucano, que teve papéis de destaque durante a gestão do ex-governador Antônio Anastasia, protocolou sua adesão ao recém criado Partido da Mulher Brasileira (PMB). A mudança foi permitida graças a uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante aos parlamentares com mandato o prazo de 30 dias para ingressar no novo partido sem perder a cadeira.

Andrada foi secretário-geral do PSDB em Minas e dirigente nacional da legenda. No governo Anastasia foi secretário de Defesa Social e depois líder do bloco governista. Era da tropa de choque do PSDB e atuante nas defesas enfáticas do governo no plenário. Desde o início do ano foi para a oposição ao governo do PT com o partido.

Nos corredores da Assembleia, comenta-se que as adesões à nova legenda estariam sendo articuladas pela base do governador Fernando Pimentel (PT).
Com a janela aberta pelo STF, o PMB serviria de ponte aos que quisessem migrar para um novo palanque. Especula-se que o destino de Andrada seria o PSD ou o PMDB.

Em nota, o deputado Lafayette Andrada disse que a decisão de mudar de partido se deu “após consulta ao grupo político de Juiz de Fora”. O parlamentar ressaltou que “não houve rompimento pessoa com a cúpula do PSDB” e reiterou sua admiração pelos senadores Aécio Neves e Antonio Anastasia. .