(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Evento debate reportagens históricas


postado em 10/10/2015 09:31 / atualizado em 10/10/2015 12:00

Da guerra no Iraque ao caso Wikileaks, da epidemia de ebola ao narcotráfico no México, os convidados debaterão a cobertura jornalística, as técnicas de apuração e o futuro da profissão. "A ideia é inspirar as pessoas e mostrar o quanto essas grandes reportagens são importantes para as instituições, os cidadãos, os países e a democracia em geral", diz a jornalista Daniela Pinheiro, da Piauí e curadora do evento.

Um dos participantes de destaque do primeiro dia de debates é Seymour Hersh, da revista New Yorker. O repórter venceu o prêmio Pulitzer em 1970 na categoria de melhor reportagem internacional pelo caso My Lai, considerado o maior assassinato de civis cometido pelo exército dos Estados Unidos no Vietnã. Na ocasião, Hersh entrevistou William Calley, o oficial que comandou o pelotão de infantaria responsável pela morte de 109 civis vietnamitas, principalmente mulheres e crianças, na província de My Lai, no Vietnã. Foi Hersh também que denunciou em 2004 os casos de tortura praticados por militares norte-americanos na prisão de Abu Ghraib, no Iraque.

No domingo, será a vez de Nick Davies, do jornal britânico The Guardian, falar sobre a investigação que revelou o uso indiscriminado de escutas telefônicas pelo tabloide inglês News of the World, autorizadas pelos editores e pelo dono da publicação, o magnata Rupert Murdoch. As revelações culminaram no fechamento do jornal e, posteriormente, na aprovação de uma lei de regulamentação de mídia na Inglaterra.

Davies também falará sobre o caso Wikileaks, que revelou mensagens diplomáticas sigilosas dos Estados Unidos. Uma negociação entre o repórter e Julian Assange, fundador do site que deu nome ao caso, resultou na publicação de documentos secretos do exército norte-americano a respeito das invasões no Afeganistão e no Iraque. Os papéis revelavam que o governo dos Estados Unidos ignorou abusos cometidos por seus militares contra prisioneiros e civis durante a guerra.

Multimídia

Os desafios de produzir grandes reportagens em novas plataformas também serão debatidos. Ben Anderson, produtor e apresentador do canal de notícias VICE Media, é conhecido por coberturas em regiões de tensão política, como Afeganistão, Irã e Síria. No ano passado, Anderson esteve nas favelas cariocas para mostrar a reação da população à instalação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) na cidade antes da Copa do Mundo. As mudanças de rumo da revista The New Republic, de uma publicação impressa tradicional a um modelo de negócio baseado em cliques e audiência, serão expostas pelo seu ex-editor, Franklin Foer.

Inversão de papéis
Nas sessões chamadas "conversa com a fonte", repórter e entrevistado terão seus lugares trocados. Duas personalidades cujos perfis foram publicados pela Piauí reencontrarão os jornalistas que os entrevistaram para falar sobre suas impressões acerca das reportagens publicadas e sua relação com a imprensa.

Os convidados para esses encontros são o economista Delfim Netto e o banqueiro Daniel Dantas, cujas declarações, segundo Daniela, devem ser "muito reveladoras". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)