(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bancada ruralista quer investigar Fundo da Marinha Mercante


postado em 20/08/2015 11:49 / atualizado em 20/08/2015 12:13

Brasília - A bancada ruralista na Câmara vai investigar o Fundo da Marinha Mercante. Os parlamentares deram o primeiro passo nessa quarta-feira, 19, para a criação de uma Comissão de Fiscalização e Controle, que opera de forma semelhante a uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

O objetivo dos deputados é avaliar a movimentação e o destino dos recursos arrecadados pelo fundo nos últimos 10 anos. O Tribunal de Contas da União (TCU) deve participar das investigações.

O Fundo da Marinha Mercante é visto pelos deputados e por produtores rurais como um peso. Todo transporte de cabotagem (marítimo, fluvial e lacustre) tem embutido uma taxa para esse fundo, que foi criada para prover recursos para o desenvolvimento da Marinha Mercante e para a indústria de construção e reparação naval.

"Chegam até nós muitos pedidos para alteração dessa legislação, visando a isenção ou redução da alíquota, mas o governo tem sido insensível a essa questão", disse o deputado Marcos Montes (PSD/MG), relator do requerimento que aprovou a comissão e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

O deputado Sérgio Souza (PMDB/PR), autor do requerimento, reclama de falta de transparência. "Não há transparência nas arrecadações dos recursos desse Fundo da Marinha Mercante, constituindo num verdadeiro segredo", disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)