(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dilma: Brasil está se transformando, buscando criar novo ciclo de crescimento


postado em 30/06/2015 20:19

São Paulo, 30 - A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira, 30, durante discurso na cerimônia de encerramento da Cúpula Empresarial Brasil-EUA, em Washington, que o Brasil está passando por um processo de transformação, com o objetivo de criar um novo ciclo de crescimento da economia. Segundo ela, esse processo gera oportunidades que reforçam a relação entre Brasil e Estados Unidos.

Em sua fala, Dilma voltou a destacar que a visita dela ao território americano marca "uma nova etapa" da trajetória de relacionamento entre os dois países. "A reunião com o presidente Barack Obama foi muito produtiva", comentou, dizendo que iniciativas como a cúpula de hoje contribuem para intensificar essa relação. A presidente defendeu a retomada da cooperação entre os dois países em temas tradicionais e a construção de novas agendas.

Dilma avaliou que Brasil e Estados Unidos já possuem um relacionamento econômico e comercial "maduro e sofisticado", integrado por diferentes atores, entre os quais se destacam o empresariado dos dois países. Ela destacou que o intercâmbio comercial entre as duas nações cresceu 75% nos últimos 10 anos, ultrapassando US$ 612 bilhões, o que coloca os Estados Unidos como o segundo maior parceiro comercial do Brasil.

"As empresas americanas tradicionalmente são os investidores mais importantes no Brasil. (...) E as empresas brasileiras também começam a se tornar grandes investidoras nos Estados Unidos", afirmou, ressaltando que desde 2007 companhias brasileiras registram aumento de 200% nos ativos, "justamente em um período em que tivemos crise". Para Dilma, os dois países têm a "obrigação" de continuar aumentando esses fluxos.

A presidente afirmou que a demanda da classe média brasileira por melhores serviços tem exigido do País uma dedicação maior em áreas como educação, inovação e geração de tecnologia.

Segundo ela, isso aponta para um "enorme potencial" de investimento estrangeiro direito e no mercado de ações, "algo que temos imensa necessidade e atribuímos grande importância". "Por isso, estamos fazendo ajuste fiscal e avançando na agenda estrutural", ressaltou.

Em sua fala, Dilma afirmou que o governo brasileiro tem trabalhado muito para que o País se mantenha atraente e volte a crescer. Ela citou como exemplo a simplificação tributária do PIS/Cofins que "queremos brevemente" enviar ao Congresso. Segundo ela, essas mudanças serão a "chave" para a maior previsibilidade e produtividade da economia brasileira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)