Justiça afasta sete vereadores de Jaíba, no Norte de Minas

Luiz Ribeiro
Por decisão da Justiça, sete dos 13 vereadores da Câmara Municipal de Jaíba, no Norte de Minas, foram afastados da função.
O motivo foi uma manobra dos parlamentares para evitar a apuração no Legislativo municipal de denúncia de recebimento ilegal de diárias por eles próprios. O caso já havia sido apurado pelo Ministério Público (MP) estadual, que apresentou denúncia criminal e civil contra os sete vereadores, em razão do pagamento indevido de mais de R$ 500 mil em diárias.

Após o ajuizamento da ação pelo MP, foi apresentado na Câmara Municipal de Jaíba um requerimento para a investigação da “farra das diárias”, que, conforme mostrou o Estado de Minas, também foi verificada em outras cidades do interior do estado. No entanto, sete vereadores votaram pelo arquivamento do requerimento, visando impedir a apuração da denúncia.

O prefeito de Jaíba, Enoch Vinicius Campos de Lima (PDT), entrou com um mandado de segurança na Comarca de Manga, relatando que os vereadores rejeitaram a apuração de irregularidades que teriam sido praticadas por eles no ano de 2013, “consistentes no recebimento de diárias de viagens em troca de apoio político” ao ex-prefeito Jimmy Murça (PCdoB), afastado do cargo naquele mesmo ano por causa de denúncias de fraudes apresentadas pelo Ministério Público.

O juiz de Manga, Eliseu Silva Leite Fonseca, decidiu pelo afastamento dos sete vereadores e pela convocação dos seus respectivos suplentes, determinando também o desarquivamento da denúncia pela Câmara Municipal. De acordo com a decisão do magistrado, os suplentes deverão ser convocados dentro de no máximo 30 dias. Foram afastados o presidente da Câmara de Jaíba, Valdemir Soares da Silva (PDT), e os vereadores Júnior Leonir Guimarães Freitas (PSDB), Noelson Costa de Oliveira (PSL), Welton Luiz Silva (PMDB), Fernando Lucas Fernandes (PSDB), José Geraldo Soares Aguiar (PSDC) e Elias dos Santos Silva (PHS).

Os suplentes convocados para assumir as vagas são: César Luiz da Silva (PRP), Neudilan Oliveira (PMDB), Adão Antonio de Souza (PHS), Kleder Nogueira Batista (PSDB), Antonio Silvestre (PSDC), Tassio Dutra (PSDC) e Marcos Roberto Ruas (PSC). Com o afastamento do presidente Valdemir Soares da Silva, assume o comando do Legislativo Municipal o vice, Farrique Xavier da Silva (PDT)..