(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Delegados da PF foram à Paulista pedir autonomia


postado em 13/04/2015 21:07

São Paulo, 13 - Entre o emaranhado de faixas estendidas ao longo da Avenida Paulista domingo, 12, pela multidão de manifestantes que pediam o fim da corrupção e da impunidade no País um grupo se destacava exibindo cartaz intitulado "PEC 412". Eram delegados da Polícia Federal pedindo apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Autonomia, que assegura à corporação independência administrativa e lhe confere poderes para elaborar o próprio orçamento.

A PEC da Autonomia foi apresentada em 2009, mas ficou travada todos esses anos no Congresso. Agora, em meio à visibilidade que conquistou por causa do êxito das operações contra malfeitos na administração pública, sobretudo na Operação Lava Jato, a PF reivindica um ritmo acelerado ao projeto. Os delegados acreditam que é este o momento para alcançar a antiga aspiração de não depender exclusivamente do Executivo.

A PEC 412 ganhou em março um relator na Comissão de Constituição e Justiça, deputado João Campos (PSDB/GO), delegado de Polícia Civil de profissão. A autonomia é uma antiga aspiração dos delegados federais. Eles querem a prerrogativa de definir sua meta financeira e projeção de despesas.

"A PEC da Autonomia é fundamental para o fortalecimento da Polícia Federal", avalia a delegada Tania Fernanda Prado Pereira, vice-presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal em São Paulo. Tania encontrou-se na Paulista com o jurista Miguel Reale Junior, que foi ministro da Justiça do governo Fernando Henrique Cardoso.

Reale Junior vestia uma camiseta branca com os dizeres 'mais Justiça, mais eficiência, mais honestidade, mais saúde, mais educação, mais Brasil'. A delegada Tania ostentava na camiseta branca a frase 'mais autonomia para combater o crime organizado, apoie essa ideia'.

Logo, surgiram as adesões. Manifestantes abriram faixas em agradecimento à PF "por lavar o País".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)