(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em dia com a política: A gula do PMDB e a faca no pescoço

Se perder, é só esperar por aquele prato que se come frio. A vingança não tardará em alguma votação importante


postado em 06/01/2015 12:00 / atualizado em 06/01/2015 12:31

Que o PMDB é sempre guloso por cargos na administração federal todo mundo já sabe. E é por causa disso que surgiu uma novidade. Com rima. O guloso anda furioso com a composição do ministério do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT), a ponto de o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pôr a faca nos dentes e ameaçar colocar a bancada peemedebista – a maior, com 19 dos 81 senadores – em postura de independência do Palácio do Planalto.


Os peemedebistas estavam de olho em dois ministérios, cheios de grana: o da Integração Nacional e o das Cidades. Levaram Minas e Energia e Turismo, onde já estavam, e o da Pesca, onde a rede e os anzóis rendem pouco dividendo político. Ah! E tem ainda o da Agricultura, ocupado pela senadora Kátia Abreu (PMDB-TO). Só que os parlamentares do partido consideram que Kátia é da cota pessoal da presidente.


A chantagem já foi avisada aos ministros com gabinete no Palácio do Planalto. Se não forem agraciados com bastante generosidade com cargos de segundo escalão, como presidência e diretorias no Banco do Nordeste do Brasil (BNB), na Codevasf e no Dnocs, a rebelião poderá começar a qualquer hora.

 

Se é assim no Senado, a situação não é diferente na Câmara dos Deputados, depois que foi lançada a candidatura de Arlindo Chinaglia (PT-SP) contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ). É uma situação de se ficar, o bicho come. Se correr, ele pega. Cunha, se vencer, terá que receber muito carinho da presidente Dilma para não criar problemas. Se perder, é só esperar por aquele prato que se come frio. A vingança não tardará em alguma votação importante, quem sabe a derrubada de algum veto vital.


A presidente Dilma volta hoje a Brasília, depois e pequenas férias, e precisa estar bem descansada para enfrentar a maratona política que o PMDB vai promover.


Fora da disputa

Candidato à Presidência da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP) anunciou o apoio da bancada do PDT à sua candidatura. Só que se esqueceu de combinar com os deputados pedetistas. Pré-candidato a concorrer ao cargo, o deputado Mário Heringer (PDT-MG) (foto), por exemplo, desistiu de disputar por causa disso. E olha que ele foi procurado por colegas de alto escalão da Casa de vários partidos, inclusive do PT, para que se mantivesse na disputa. É gente que, mesmo tendo a intenção de votar em Arlindo, não acredita em sua vitória. E buscam alternativa contra as candidaturas de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Júlio Delgado (PSB-MG).


Rei morto...

Mesmo impedida de entrar em recesso, por causa da não aprovação do Orçamento Geral da União (AGU) deste ano, é muito pouco provável que haja movimento na Câmara dos Deputados neste mês. No Senado, pode até acontecer de alguns parlamentares comparecerem. Um dos motivos na Câmara é o tamanho da renovação nas eleições do ano passado, de 40% dos deputados. Para se ter uma ideia, os que perderam já juntaram seus pertences e entregaram os gabinetes, que estão sendo reformados para os parlamentares que vão chegar. Como se diz, rei morto, rei posto.


Escolha de Sofia

O prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado (PT), teve que fazer a “escolha de Sofia” entre a posse do governador Fernando Pimentel (PT) e a presidente Dilma Rousseff (PT). É que ele não tinha logística para ir aos dois eventos. Acabou optando por ir a Brasília, “já que os programas federais estão fluindo mais rápido”, em suas próprias palavras. E olha que Gilmar, que foi líder do governo na Comissão de Orçamento, conhece bem o caminho das pedras. Mas Gilmar Machado não deixou de cumprimentar Pimentel pessoalmente. Encontrou-se com ele na posse da presidente Dilma e ele ainda ficaram de conversar depois. “Você me conhece, na hora em que tiver um tempinho, me chama”, disse o prefeito ao governador.


Pegou pesado

Depois de alguns dias e da divulgação de uma nota do Hospital Sírio Libanês, o Instituto Lula finalmente rebateu, na tarde de domingo, as especulações sobre o estado de saúde do ex-presidente. “O texto ‘Lula fez tratamento sigiloso e controlou novo câncer’, de Leandro Mazzini, em seu blog Esplanada, é uma mentira, uma peça de ficção. Os resultados dos exames realizados pelos médicos de Lula no último dia 15 de novembro não indicam nenhum tumor ou qualquer outra doença. Lamentamos a divulgação de boatos infundados sobre a saúde do ex-presidente.” Assinam: Assessoria de Imprensa do Instituto Lula e Nota de esclarecimento – Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Papai Noel existe

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu (PMDB-TO), diz que “não existe latifúndio improdutivo no país”. Então, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, pode dizer que a inflação caiu e não está acima da meta. O ministro da Educação, Cid Gomes, vai anunciar que não existe mais analfabetismo no país. O ministro dos Transportes, Antonio Rodrigues, vai dar a notícia de que todas as rodovias do país estão duplicadas e que, por isso, quase não há mais acidentes. E, para fechar com chave de ouro, o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, revelará que a indústria nacional ultrapassou a chinesa em produtividade e baixo custo.

Pingafogo


» Os senadores não perdoam mesmo. Dizem que o verdadeiro motivo de o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ameaçar independência do governo é a nomeação de Helder Barbalho para o Ministério da Pesca. É que ele é filho do senador Jader Barbalho (PMDB-PA).


» E, aliás, Helder Barbalho responde a dois processos na Justiça Federal por improbidade administrativa da época em que foi prefeito de Ananindeua, perto de Belém.


» A Assembleia Legislativa, apesar de não estar em recesso, parece estar em recesso branco. Tanto nas comissões, quanto no plenário, o aviso ontem no site era “Nenhum item de agenda encontrado”.


» Deve ser por causa do espírito do Natal, mesmo depois de ele já ter passado. No item “Eventos”, está lá “09:00 – Vila do Papai Noel – Local: Galeria de Arte”. E viva o bom velhinho!


» Prometeu e cumpriu. Como previsto, o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega (foto) não compareceu à posse de Joaquim Levy, seu sucessor no ministério. Aliás, não é de hoje que Mantega anda fazendo beicinho.


» Uai, esta eu não entendi. O ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab tomou posse como ministro das Cidades e reafirmou o apoio de seu PSD ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Será que ele seria um ministro de partido de oposição?


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)