(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia Federal indicia 57 pessoas por fraude e associação criminosa no Sul de Minas

Operação investigou desvio de recursos públicos da cidade de Três Corações no período de 2009 a 2012


postado em 11/12/2014 20:43

A Polícia Federal indiciou, na quarta-feira, 57 pessoas, entre agentes políticos, servidores, empresários, comerciantes e profissionais liberais, pelo cometimento de crimes de fraude a licitação, associação criminosa, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva, e falso testemunho. A "Operação Metástase 57" foi deflagrada no dia 17 de dezembro de 2013, nas cidades de Três Corações, Varginha, Campanha, Três Pontas, Lavras, Belo Horizonte, Ribeirão Preto, Franca e Brasília, contando com a participação de 350 policiais federais.

De acordo com a investigação, os indiciados formavam um grupo ordenado, articulado e estável, com divisão de tarefas, que se infiltrou nos postos de comando da administração municipal de Três Corações, com o objetivo da manutenção do poder e do locupletamento ilícito, elementos estes que compõem o conceito de ORGANIZAÇAO CRIMINOSA, previsto na Convenção de Palermo (art. 2o).

A Operação investigou desvio de recursos públicos do Município, no período de 2009 a 2012, apurando-se que organização criminosa, incrustada nos poderes Legislativo e Executivo, laborou de forma concertada e permanente, com o objetivo de sangrar os cofres públicos em proveito próprio, por meio de arranjos em procedimentos licitatórios (direcionamento de licitações, sobrepreço de produtos e serviços, inexecução parcial de serviço, combinação de preços em licitações etc.) firmados pela administração municipal e empresas, algumas dessas que possuíam como administradores, servidores do próprio município - o que é terminantemente proibido por lei -.

A investigação, iniciada no ano de 2012, analisou 12 (doze) áreas de serviços públicos, desenvolvidos pelo Município. O conluio entre servidores públicos, empresários e profissionais liberais, envolvia, desde eventos públicos, como exemplo a Festa Anual da cidade denominada "Três Corações Rodeio Show" até a reforma da "Casa Pelé".

Estima-se que o montante de recursos desviados, nos contratos analisados no curso da investigação, ultrapasse R$ 50 milhões, contudo, em vista da quantidade de documentos apreendidos, o valor pode ultrapassar R$ 100 milhões.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)