Jornal Estado de Minas

Acompanhe o segundo turno das eleições 2014 em Minas


Laura Valente, Ellen Cristie, Luana Cruz, Alessandra Alves e Iracema Amaral


Veja fotos das eleições em Minas

18:12 -  TRE de Minas solta balanço das eleições no estado.

Foram 30 ocorrências, com 47 presos. Os números ainda não foram divulgados, mas já se sabe que a apuração já começou, com 3,9% dos votos apurados. A expectativa é que  os números comecem a ser revelados a partir das  20 horas.

18:02
-  Justiça Eleitoral divulga que abstenção em Minas Gerais chega a 21,18%. No Brasil, esse percentual alcança 20,86%.

17:22 - Encerradas as eleições em Minas Gerais, TRE divulga que foram substituídas 118 urnas, de um total de 45.799, que significa menos de meio por cento de urnas que apresentaram defeitos diversos.

16:48 -
No último boletim divulgado pela Polícia Militar,  há o resgistro de 47 prisões em Minas, a maioria por realização de boca de urna, que é proibido pela legislação eleeitoral.

16:05  -
Primeira urna com votação manual em Minas foi instalada na 143º da 280ª Zona eleitoral, em Unaí, na Região Noroeste do estado. De acordo com o TRE, foram feitos todos os procedimentos de contingência, mas sem sucesso. No total, 173 eleitores já haviam votado, dos 394 esperados.

16:02  - Polícia Militar acabar de atualizar o númer de ocorrências em Minas envolvendo a votação neste domingo. As infrações já somam 20, com 28 pessoas presas.

A maioria por fazer boca de urna.

15:14 - A Polícia Militar registrou até o ínicio da tarde deste domingo 19 ocorrências em Minas Gerais, com 17 prisões. Segundo o major Gilmar, chefe da sala de imprensa da PM, os casos mais frequentes são de boca de urna. Foi registrado dois casos de mesário alcooolizado e um que não compareceu à zona eleitoral. A ocorrência mais grave registrada até aqui é o de um eleitor, em Porteirinha, no Norte de Minas, que ateou fogo na urna eltrônica.

13:58
- Quatorze eleitores foram detidos até o momento, por prática de crimes eleitorais. Em Vargem Alegre, duas pessoas que saíram da Zona Eleitoral 72 gritando o nome de Dilma Roussef foram presas. Em Conceição das Alagoas, o presidente do PSDB local foi preso distribuindo santinhos do partido. Em Frei Gaspar, um homem foi preso e teve seu veículo apreendido ao ser flagrado fazendo boca de urna com carro de som próximo a local de votação. Em Juiz de Fora, um mesário foi preso fazendo boca de urna. Em São Sebastião do Paraíso, o dono de um bar foi detido por vender bebidas alcóolicas. Em Prados, um vereador da cidade e um eleitor foram encaminhados à delegacia por fazer boca de urna na Escola Professor Antônio Américo.

13:26
- O Disque Eleitor, serviço de informações para a população em geral e para mesários, recebeu 1.620 ligações até às 13h. Quem tiver dúvidas, pode ligar no 148 ou (31) 3291-0004.

12:46 -
Em Minas, 120 urnas foram substituídas, sendo 36 em BH, 26 na Zona da Mata e 13 no Triângulo Mineiro.

- Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

12:29 - Eleitor que votou na mesma seção de Aécio Neves, na Escola Estadual Governador Milton Campos, em BH, fez uma selfie perto da urna e foi obrigado pelos mesários a apagar a foto. Os mesários e o próprio eleitor levaram o caso com bom humor.

- Foto: Flavio Silva Nunes

12:17 - Balanço: De acordo com o TER, Minas Gerais tem pelo menos oito ocorrências nas eleições, sendo cinco pessoas presas.
O caso mais grave é de um eleitor que colocou fogo uma urna eletrônica na cidade de Porteirinha, norte do estado. O incêndio foi na seção 33 zona 226, na Escola Miguel José da Cunha. Outros casos registrados são: dois mesários se envolveram em acidente de trânsito e apresentarem sintomas de embriaguez em Barbacena; uma pessoa com distúrbio mental agitando bandeira foi recolhida em Guarará; o presidente de uma mesa em Ubá foi preso por não ter comparecido à eleição. Em BH, no Bairro Nova Cintra, um mesário apresentou sintomas de embriaguez e foi prestar esclarecimentos na Polícia Federal.

O eleitor Abraão Veloso mostra o autógrafo que conseguiu de Aécio Neves. Ele foi até o Estadual Central no objetivo de conseguir a assinatura do candidato no livro que conta a história de Tancredo - Foto: Renan Damasceno/EM/D.A.Press

11:42
- Até agora 105 urnas foram substituídas no Estado, sendo 34 na Região Metropolitana de Belo Horizonte, 30 na Zona da Mata e 13 no Triângulo Mineiro. Nove ocorrências foram registradas e apenas uma prisão - a do mesário com sintomas de alcoolismo.

- Foto: Gladyston Rodrigues/EM DA Press

11:21 - "Eu já me considero vitorioso", diz Aécio depois de votar em BH - Leia mais

11:20 - Mesário com sintomas de alcoolismo foi substituído e encaminhado à Polícia Federal. A ocorrência foi registrada na seção 284, Escola Maria do Socorro, Bairro Nova Cintra, em BH. O TRE não divulga o nome do mesário.

11:05 - A votação paralela, processo que objetiva confirmar a confiabilidade das urnas eletrônicas (auditoria) será executada com urnas sorteadas em BH, Montes Claros, Governador Valadares e Betim.

Ovo foi arremessado na direção de eleitores que deixavam o Estadual Central - Foto: Renan Damasceno/EM/D.A.Press

- Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

10:52 - Um ovo foi arremessado na direção de eleitores que saíam do Colégio Estadual Central, onde votou o candidato à presidência Aécio Neves (PSDB). Uma mulher foi atingida, mas não quis se identificar. Ela disse que o ovo veio do lado de fora da escola.

- Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press
10:47 - Vidro é quebrado durante empurra-empurra que se formou no Colégio Estadual Central, para se aproximar do candidato Aécio Neves (PSDB).


10:44 - 76 urnas foram substituídas até o momento. Na Região Metropolitana de BH, 26 aparelhos foram trocados, na Zona da Mata, 18, no Triângulo Mineiro, 11. Não houve, ainda, substituições nas Regiões Noroeste, Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes e Vale do Mucuri.

10:43
- Escola Francisco Tibério, no Bairro Londrina, em BH, sofre atraso na votação devido à arrombamento ocorrido durante a madrugada. Técnicos do TRE estão neste momento no local fazendo reparos.

10:30 -
Aécio Neves vota no Estadual Central, acompanhado de Antonio Anastasia, Alberto Pinto Coelho e outras lideranças. Multidão que aguardava o candidato canta "pode cair chuva na gente, vote Aécio presidente".

- Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press
10:25
- Até agora nenhuma prisão foi efetuada no Estado, mas de acordo com o Major Dourado, do plantão policial do TRE, algumas ocorrências foram registradas. Em Guaxupé, uma carreata pró-Aécio foi denunciada. Em Barbacena, foi registrado bate-boca entre eleitores. Em Teófilo Otoni, policiais apreenderam planfetos do PT. Duas ocorrências foram registradas em Alfenas e Guaxupé relacionadas à distribuição da Revista Veja.

10:20 -
O senador Antonio Anastasia votou no Colégio Arnaldo, no Bairro Anchieta, Região Centro Sul de Belo Horizonte. Ele chegou pontualmente às 9h e, de lá, seguiu para o Estadual Central, onde irá acompanhar o voto do candidato à presidência, Aécio Neves (PSDB).

- Foto: Junia Oliveira/EM/D.A.Press10:08
- O governador eleito de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), acaba de votar na Escola Estadual Leopoldo de Magalhães, no Bairro Santo Antônio, Região Centro Sul da capital.

09:49 - Movimento de eleitores se intensifica no Estadual Central. Apesar da chuva fina, muita gente aguarda do lado de fora a chegada do candidato Aécio Neves.

09:40 - Até agora, 42 urnas foram substituídas no Estado. As campeãs são a Região Metropolitana de Belo Horizonte, com 13 trocas, Triângulo Mineiro, com 9, Região Norte com 6 e Vale do Rio Doce também com 6.

Minerador Abraao Veloso tenta conseguir autógrafo de Aécio Neves - Foto: Paulo Henrique Lobato/EM/D.A.Press

09:21 - O minerador Abraao Veloso, de 36 anos, chegou cedo ao Estadual Central na tentativa de conseguir um autógrafo de Aécio Neves no livro "Tancredo, um homem para o Brasil", que conta a biografia do avô do candidato. "Voto na Savassi e vim aqui só para conseguir o autógrafo do futuro presidente. Sou fã do Tancredo. Eu era um garotinho de oito anos quando ele morreu, mas me recordo da comoção. Seria um excelente presidente", afirmou.

- Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press 09:02 -
Imprensa internacional acompanha eleições no Brasil. Todos aguardam votação de Aécio Neves, que votará às 10h, na zona eleitoral 33, seção 111, no Estadual Central, em BH.

08:54 - Em Minas, 29 urnas foram substituídas até agora. Belo Horizonte está à frente, com sete trocas, seguida pelo Triângulo Mineiro, com seis, e Região Norte, também com seis.

08:53 - Até agora não houve ocorrências de prisão. O major Dourado, da diretoria de comunicação da PM, informou que houve apenas pequenas ocorrências como atritos e muros pintados. Em todo o estado, 42 mil policiais militares foram destacados para trabalhar neste segundo turno.

08:30 - 13 urnas já haviam sido substituídas em todo o estado, o correspondente a 0,028% do total.

08:10 -
Em Rio Pardo de Minas, as urnas foram substituídas por apresentarem erro de autenticação e em Diamantina o processo eleitoral ainda não foi iniciado. Até às 8h10, das 45.779 urnas do estado, apenas duas foram substituídas. 

 

Eleitores formam pequena fila, antes das 8h, no Estadual Central - Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

07:50 - Em Belo Horizonte, funcionários do Tribunal Regional Eleitoral iniciaram cedo os preparativos para receber 1,911 milhão de eleitores de 4.384 seções espalhadas pela capital. Por volta das 7h30, eleitores já formavam uma pequena fila nas seções eleitorais. No Estadual Central, onde o candidato Aécio Neves irá votar, os mesários chegaram cedo, por volta das 5h.

.