(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Artigo: Aécio,ontem e hoje


postado em 24/10/2014 13:22

Estas considerações decorrem da solicitação que alguns jornalistas me fizeram a respeito da época de estudante universitário do Candidato à Presidência Aécio Neves, já que tive a oportunidade de conhecê-lo e de desfrutar da convivência acadêmica com o mesmo nos idos dos anos 80 .

Naquele período, mais precisamente ,na sua primeira metade , eu era um um jovem professor da PUC Minas e Aécio era estudante do Curso de Economia.
Aécio, à época , já era secretário particular do seu avô, o então governador de Minas Gerais, o saudoso Dr.Tancredo Neves , figura das maiores nas lutas pela redemocratização do País.

O hoje candidato à Presidência da República Aécio Neves já se revelava um grande discípulo de Tancredo ao defender as liberdades democráticas e a necessidade da volta do país à democracia. Não custa lembrar que estávamos vivendo num regime autoritário e que o Dr. Tancredo foi eleito pela maioria do colégio eleitoral derrotando o Sr. Paulo Maluf , que hoje é cortejado e grande aliado de parte das forças sociais que se auto proclamam progressistas(!)

Aécio Neves, á época já era sensível à pobreza e à desigualdade social, o que expressava nas rodas de discussões de que participava . Acreditava que o Brasil, para ser um País efetivamente rico, deveria atacar a pobreza e suas causas.

Nessa sua época de estudante o que mais chamava a atenção era a sua capacidade de verbalizar com clareza suas idéias, de saber ouvir e conviver com as diferentes opiniões sobre a situação que o País atravessava. Sua capacidade de aglutinar pessoas e vocação de liderança já eram bastante evidentes.Isso hoje está muito claro ao vermos sua capacidade para articular e coordenar um amplo arco de alianças composto de idéias plurais ,capaz de viabilizar projetos fundamentais ao crescimento econômico e à qualidade de vida da população brasileira,projetos que permitem que se possa ter sonhos e expectativas de um futuro melhor.

Aécio formou e continuou sua militância política se tornando deputado federal , governador de Minas Gerais por 02 vezes, deixando o governo com mais de 90% de aprovação.Disputa a Presidência na condição de senador da República .

Eu por minha vez continuei sendo Professor Universitário, tornei-me servidor público concursado da Prefeitura de Belo Horizonte. Recentemente publiquei um livro sobre a pobreza em áreas urbanas cujas idéias apresentam convergências com que o Aécio defende : a necessidade de que haja a retomada dos investimentos produtivos, fundamentais para que o País possa voltar a crescer, condição necessária para a efetividade de políticas redistributivas da riqueza social.

Reencontro agora o candidato à Presidente da República Aécio Neves através da campanha eleitoral e vejo suas propostas para o país reafirmando aqueles ideias e valores dos anos 80,atualizadas para incorporar bandeiras e desafios colocados pelos novos tempos que o País atravessa inclusive aqueles que as ruas em meados de 2013 levantaram como bandeira de lutas.

Nesse sentido o que poderia ser considerado o meu reencontro espiritual com o Aécio se dá nesse momento ímpar da história da democracia brasileira no qual eu e milhões de brasileiros nos vimos representados pelas idéias e valores defendidos pelo candidato à Presidente,Aécio Neves.Alguns desses seus compromissos merecem ser destacados:
-A defesa da democracia enquanto valor universal diferentemente de uma compreensão instrumental da mesma, que outras forças e interesses utilizam como um mero meio para se atingir determinados fins sabe-se lá quais e com quais propósitos .

-O combate sem tréguas à pobreza e à desigualdade social através da educação e saúde de qualidade para que o País possa ser um País justo.
-A melhoria da qualidade de vida urbana através de melhor oferta de serviços públicos de transporte e da maior proteção e segurança aos cidadãos.
- O compromisso com o desenvolvimento economico e social do País já expressados nas suas realizações em Minas Gerais, seja através de programas sociais reconhecidamente responsáveis por melhorar a vida das pessoas , seja através dos inúmeros programas e obras que têm levado o desenvolvimento às diferentes regiões do estado e da Região Metropolitana de Belo Horizonte como é o caso do Vetor Norte da cidade.

Eu acredito nas bandeiras e nas ações que o Aécio defendia e continua defendendo, ao lado de tantas outras que a sociedade brasileira tem colocado e que deseja ver resolvidas.Acredito que ele tem liderança , competência e forças políticas capazes de promover as mudanças almejadas pelo povo brasileiro. Sua capacidade de aglutinar forças sociais, conviver com a diversidade, implantar e liderar projetos de grande alcance social e econômico o credenciam a ser um grande presidente do Brasil.

Fernando Antonio Amoni

Doutor em Ciências Sociais pela PUC Minas
Professor da Fundação Pedro Leopoldo
Servidor Público Municipal da Prefeitura de Belo Horizonte


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)