Jornal Estado de Minas

Artigo: Aécio,ontem e hoje

Fernando Antonio Amoni
Estas considerações decorrem da solicitação que alguns jornalistas me fizeram a respeito da época de estudante universitário do Candidato à Presidência Aécio Neves, já que tive a oportunidade de conhecê-lo e de desfrutar da convivência acadêmica com o mesmo nos idos dos anos 80 .

Naquele período, mais precisamente ,na sua primeira metade , eu era um um jovem professor da PUC Minas e Aécio era estudante do Curso de Economia.
Aécio, à época , já era secretário particular do seu avô, o então governador de Minas Gerais, o saudoso Dr.Tancredo Neves , figura das maiores nas lutas pela redemocratização do País.

O hoje candidato à Presidência da República Aécio Neves já se revelava um grande discípulo de Tancredo ao defender as liberdades democráticas e a necessidade da volta do país à democracia.
Não custa lembrar que estávamos vivendo num regime autoritário e que o Dr. Tancredo foi eleito pela maioria do colégio eleitoral derrotando o Sr. Paulo Maluf , que hoje é cortejado e grande aliado de parte das forças sociais que se auto proclamam progressistas(!)

Aécio Neves, á época já era sensível à pobreza e à desigualdade social, o que expressava nas rodas de discussões de que participava . Acreditava que o Brasil, para ser um País efetivamente rico, deveria atacar a pobreza e suas causas.

Nessa sua época de estudante o que mais chamava a atenção era a sua capacidade de verbalizar com clareza suas idéias, de saber ouvir e conviver com as diferentes opiniões sobre a situação que o País atravessava. Sua capacidade de aglutinar pessoas e vocação de liderança já eram bastante evidentes.Isso hoje está muito claro ao vermos sua capacidade para articular e coordenar um amplo arco de alianças composto de idéias plurais ,capaz de viabilizar projetos fundamentais ao crescimento econômico e à qualidade de vida da população brasileira,projetos que permitem que se possa ter sonhos e expectativas de um futuro melhor.

Aécio formou e continuou sua militância política se tornando deputado federal , governador de Minas Gerais por 02 vezes, deixando o governo com mais de 90% de aprovação.Disputa a Presidência na condição de senador da República .

Eu por minha vez continuei sendo Professor Universitário, tornei-me servidor público concursado da Prefeitura de Belo Horizonte. Recentemente publiquei um livro sobre a pobreza em áreas urbanas cujas idéias apresentam convergências com que o Aécio defende : a necessidade de que haja a retomada dos investimentos produtivos, fundamentais para que o País possa voltar a crescer, condição necessária para a efetividade de políticas redistributivas da riqueza social.

Reencontro agora o candidato à Presidente da República Aécio Neves através da campanha eleitoral e vejo suas propostas para o país reafirmando aqueles ideias e valores dos anos 80,atualizadas para incorporar bandeiras e desafios colocados pelos novos tempos que o País atravessa inclusive aqueles que as ruas em meados de 2013 levantaram como bandeira de lutas.

Nesse sentido o que poderia ser considerado o meu reencontro espiritual com o Aécio se dá nesse momento ímpar da história da democracia brasileira no qual eu e milhões de brasileiros nos vimos representados pelas idéias e valores defendidos pelo candidato à Presidente,Aécio Neves.Alguns desses seus compromissos merecem ser destacados:
-A defesa da democracia enquanto valor universal diferentemente de uma compreensão instrumental da mesma, que outras forças e interesses utilizam como um mero meio para se atingir determinados fins sabe-se lá quais e com quais propósitos .

-O combate sem tréguas à pobreza e à desigualdade social através da educação e saúde de qualidade para que o País possa ser um País justo.
-A melhoria da qualidade de vida urbana através de melhor oferta de serviços públicos de transporte e da maior proteção e segurança aos cidadãos.
- O compromisso com o desenvolvimento economico e social do País já expressados nas suas realizações em Minas Gerais, seja através de programas sociais reconhecidamente responsáveis por melhorar a vida das pessoas , seja através dos inúmeros programas e obras que têm levado o desenvolvimento às diferentes regiões do estado e da Região Metropolitana de Belo Horizonte como é o caso do Vetor Norte da cidade.

Eu acredito nas bandeiras e nas ações que o Aécio defendia e continua defendendo, ao lado de tantas outras que a sociedade brasileira tem colocado e que deseja ver resolvidas.Acredito que ele tem liderança , competência e forças políticas capazes de promover as mudanças almejadas pelo povo brasileiro. Sua capacidade de aglutinar forças sociais, conviver com a diversidade, implantar e liderar projetos de grande alcance social e econômico o credenciam a ser um grande presidente do Brasil.

Fernando Antonio Amoni

Doutor em Ciências Sociais pela PUC Minas
Professor da Fundação Pedro Leopoldo
Servidor Público Municipal da Prefeitura de Belo Horizonte
.