Jornal Estado de Minas

Dilma deve visitar o Rio de Janeiro duas vezes em três dias

Candidata irá em áreas populares em busca dos votos que Marina teve no primeiro turno

Em sua penúltima atividade pública de campanha no Rio de Janeiro, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, visita nesta segunda-feira (19) duas áreas populares em busca dos votos que Marina Silva teve no primeiro turno.

Para as 10 horas, está prevista uma carreata em Nova Iguaçu, com o postulante do PRB ao governo fluminense, senador Marcelo Crivella.
Às 11h30, Dilma percorrerá, também em cortejo de carros, ruas do bairro de Padre Miguel, na zona oeste, com o governador e candidato à reeleição pelo PMDB, Luiz Fernando Pezão.

Em Nova Iguaçu, município pobre da Baixada Fluminense, Dilma venceu no primeiro turno, com 167.004 votos, 42,19% do total. Mas Marina, que ficou em terceiro lugar nacional, conquistou na cidade a segunda posição, com 130.224 votos (32,90%). O adversário da presidente no segundo turno, Aécio Neves (PSDB), obteve ali apenas o terceiro lugar, com 77.240 votos, equivalentes a 19,51% do total.

Como os perfis social e econômico dos eleitorados do PT e do PSB na região na eleição foram próximos, a campanha de Dilma mira o eleitorado evangélico, que votou fortemente em Marina. Assim, acertou o evento em conjunto com Crivella, bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus. Já na zona oeste da capital, Marina derrotou Dilma em várias zonas eleitorais, com a presidente em segundo. Nesse caso, a presença de Pezão é o reforço.

A campanha de Dilma ainda prevê um retorno da presidente ao Estado na quarta-feira. Um dos eventos previstos é um comício na Cinelândia, praça tradicional por seus eventos políticos ao ar livre..