Jornal Estado de Minas

Lula pede em BH mobilização da militância

Ex-presidente da República participou de evento neste sábado, na Praça Santa Tereza, Região Leste de capital

Lula pediu aos militantes presentes que se transformem em Dilma na tentativa de multiplicar votos para ela até o dia da eleição - Foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press


Maior estrela do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o escolhido para mobilizar a militância mineira a turbinar a campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff na última semana antes de os eleitores irem às urnas. Em discurso inflamado na praça de Santa Tereza, tradicional ponto de encontro dos belo-horizontinos, o petista condenou o que chamou de discurso do ódio contra o partido. Lula concluiu pedindo que cada um entre as centenas de militantes presentes se transforme em Dilma na tentativa de multiplicar votos para ela até o dia da eleição.

"Acho que nós temos que nos transformar em uma Dilma. Cada um de nós a partir de agora é Dilma. A gente vai ser Dilma sábado, domingo, segunda, terça, quarta, quinta, sexta sábado e domingo", afirmou, ovacionado pela plateia. Segundo Lula, o ódio de parte da elite brasileira pelo PT e contra Dilma se deve ao fato de seu partido ter melhorado a vida dos mais pobres no país. "Queria que algum sociólogo me explicasse por que tanta ira. Será que é a ascensão social que nós ajudamos a promover neste país que deixa uma parte da elite tão incomodada? Será que eles não deveriam nos agradecer, porque pobre quando tem R$ 10 não vai comprar dólar, ele vai comprar comida, ativando a economia neste país, uma roupa, um sapato.
Porque eles tem tanto ódio?", questionou.

O petista citou reportagem da revista The Economist desta semana em que o jornal inglês indicou o voto em Aécio Neves. Segundo ele, quem está por trás da matéria que "pediu voto" para o tucano é o sistema financeiro internacional. "É a revista dos bancos, daqueles achacadores, aqueles que fingem que são investidores mas são exploradores", afirmou. Lula disse que o sistema financeiro tem ódio de Dilma porque ela não jogou a crise no bolso do trabalhador brasileiro como outros países.

"Aprendemos nesse país a andar de cabeça erguida e não vai ter nenhum banqueiro, brasileiro ou estrangeiro, que vai dizer quem é bom para a gente votar, em quem o Brasil deve votar. Eles tem que saber que o brasileiro não é gado", afirmou. Coube ao governador eleito, Fernando Pimentel (PT), levar um recado de Dilma à militância: "Telefonei para ela e ela falou: ‘diga a eles que confio em Minas porque é de lá que vai sair a nossa vitória’", afirmou, conclamando a militância a ir de casa em casa pedir voto para a petista..