Jornal Estado de Minas

No Rio, Ibope indica 2º turno para governador

AgĂȘncia Estado
As eleições para governador terão segundo turno no Rio, segundo pesquisa do Ibope divulgada neste sábado, 4. O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), candidato à reeleição, tem 31% das intenções de voto, ou 37% dos votos válidos.
Na disputa para enfrentá-lo no segundo turno estão o deputado Anthony Garotinho (PR) e o senador Marcelo Crivella (PRB), com vantagem para o primeiro. Garotinho tem 23% (27% dos votos válidos) e Crivella aparece com 17% (20% dos válidos).

O senador Lindbergh Farias (PT) está com 8% das intenções, ou 9% dos votos válidos, tecnicamente empatado com Tarcísio Motta (PSOL), que aparece na pesquisa com 5% (tanto em votos totais quanto em válidos).

Para o Senado, o deputado federal e ex-jogador de futebol Romário (PSB) tem boa vantagem sobre o vereador e ex-prefeito do Rio, César Maia (DEM), segundo o Ibope. O ex-jogador tem 64% das intenções de votos válidos, contra 25% de César. Carlos Lupi (PDT), ex-ministro do Trabalho, tem 3% das intenções de votos válidos.

Na eleição presidencial, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, lidera as intenções de voto. Segundo o Ibope, Dilma registra 38% das intenções de voto, contra 29% da candidata Marina Silva (PSB).

O senador Aécio Neves (PSDB), que no plano nacional ultrapassou Marina na pesquisa do Ibope, embora em empate técnico, está com 15% entre os eleitores do Rio. A pesquisa aponta 9% de votos brancos e nulos, e os indecisos são 4%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo. O Ibope fez a pesquisa entre a quarta-feira e este sábado, entrevistando 2.002 eleitores no Rio. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada com os números RJ-00062/2014 (TRE) e BR-01004/2014 (TSE).