Jornal Estado de Minas

Aécio mostra preocupação com economia e busca acalmar mercado

Tucano afirma que investidores querem transparência e previsibilidade e justifica escolha de Armínio Fraga para o Ministério da Fazenda

Pablo Pires Fernandes

- Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
O candidato Aécio Neves escolheu Minas Gerais, sua principal base eleitoral, para buscar votos na véspera das eleições. Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim, cidades da Grande Belo Horizonte, se mobilizaram para receber o ex-governador. O presidenciável destacou sua preocupação com a economia e fez críticas à política do governo petista. Aécio justificou sua decisão de antecipar o nome de Armínio Fraga para o Ministério da Fazenda. “Quando antecipo o nome de quem será o ministro da Fazenda, se vencer as eleições, quero sinalizar que teremos política fiscal transparente. O meu governo não será dos pacotes, dos planos mirabolantes, será governo da previsibilidade, pois isso é essencial para o mercado e para que possamos resgatar a credibilidade do país e investidores possam voltar a ser parceiros do desenvolvimento nacional.”

Veja mais imagens da campanha de Aécio na Grande BH



O tucano afirmou sua intenção de acalmar o mercado financeiro e reduzir a inflação para um patamar inferior à atual meta de 4,5%. O candidato criticou a política do atual governo que, segundo ele, não explicita as propostas em relação à economia. “O nosso caminho é absolutamente claro.” O tucano insistiu na previsibilidade para fazer o país voltar a crescer,  reduzir a taxa de juros a longo prazo e combater a inflação. Para tal, afirmou a necessidade de profissionalização das agências reguladoras “como instrumento de defesa inclusive dos investimentos e da sociedade”.

O candidato desembarcou no Bairro São Benedito, município de Santa Luzia, pouco depois das 10h ao lado de Pimenta da Veiga e Antonio Anastasia, candidatos ao governo e ao Senado. Militantes, muitos deles com bandeiras, receberam os políticos com papel picado, foguetes e batucada na avenida Brasília.

Na chegada, Aécio e Pimenta agradeceram. “Amanhã será a vitória de Minas e do Brasil”, declarou o candidato do PSDB, diante de cerca de 400 militantes. Ao lado do prefeito de Santa Luzia, Calixto (PSB), Aécio destacou a proposta de mudança de sua candidatura. “Hoje é um dia extremamente marcante para a política brasileira. Estamos a 24h da eleição e minha palavra é de extrema gratidão a todos brasileiros e brasileiras por onde andei e com os quais me encontrei. Agradeço a cada palavra de estímulo. Fiz a campanha que queria ter feito: digna, honrada, defendendo as causas às quais acredito. A minha campanha é a expressão das minhas convicções e de um grupo enorme de pessoas que construíram conosco um projeto para o país. Isso é o que me dá animo. Essa é a boa política que sempre pratiquei, com firmeza e generosidade. Sou da escola tancrediana, quem deve brigar são ideias e não pessoas. Da minha boca, os ataques pessoais não sairão.”

Em carro aberto, seguiu ao longo da avenida Brasília, onde recebeu o governador de Minas, Alberto Pinto Coelho. Cerca de mil partidários seguiram o carro ao longo de 1 quilômetro. O presidenciável declarou ter respeito pela candidata do PSB Marina Silva e disse que “ninguém é melhor do que ninguém”. No entanto, fez questão de deixar claro o que considera sua vantagem: “Eu tenho a oportunidade de oferecer ao Brasil um projeto experimentado, um grupo político altamente qualificado em todas as áreas e a experiência de um governo extremamente exitoso”, afirmou.

Aécio falou sobre as denúncias de uso dos Correios pelo PT em Minas Gerais, afirmando se tratar de “crime eleitoral”. “Da mesma forma que a Petrobras foi utilizada ao longo de todo esse período para beneficiar um grupo político, os Correios estão sendo usados para beneficiar uma candidatura aqui em Minas. Temos que denunciar e cabe à Justiça agir”, disse.
O tucano também comentou a escolha de Dilma de realizar um ato em Belo Horizonte, em vez de participar de uma carreata ao lado do ex-presuidente Luis Inácio Lula da Silva em São Bernardo do Campo: “Ela está percebendo onde será a disputa e a disputa será conosco Provavelmente está assustada. Acho que ela não se preparou para nos enfrentar. Vamos para o segundo turno e ganhar a eleição”.

Os candidatos seguiram para Ribeirão das Neves, município da Grande BH, e se dirigiram para a avenida Ari Teixeira, no Centro, onde militantes se aglomeravam com bandeiras. Às 11h14, o presidenciável foi recebido com fogos e carros de som. Ao lado de Pimenta, Anastasia e do governador Alberto Pinto Coelho, Aécio desceu da caminhonete para cumprimentar os partidários, que se espremeram para conseguir uma foto com o senador. A comitiva seguiu para Contagem e Betim, onde uma carreata de cerca de 100 veículos percorreu as principais vias do Bairro Teresópolis. O tucano encerrou sua agenda oficial de campanha e amanhã votará na capital mineira.