(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cimi vê menor demarcação de terra indígena em 29 anos

A média atingida pelo governo da presidente Dilma foi de 3,6 terras demarcadas por ano. Em 2013, segundo o documento, nenhum processo demarcatório foi concluído


postado em 18/07/2014 12:13 / atualizado em 18/07/2014 12:37

São Paulo - Desde o fim da ditadura militar, em 1985, o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) foi o que menos demarcou terras indígenas, segundo relatório divulgado hoje pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi). A média atingida pela presidente foi de 3,6 terras demarcadas por ano. Em 2013, segundo o documento, nenhum processo demarcatório foi concluído.

O relatório aponta ainda que 1.047 áreas territoriais são reivindicadas atualmente pelos índios em todo o País. Deste total, apenas 38% estão regularizadas, cerca de 30% das terras passam por processos de regularização e 32% ainda não tiveram o procedimento de demarcação iniciado.

Segundo o Cimi, a paralisia do governo é provocada por suas alianças com setores econômicos contrários às demarcações - como o agronegócio e a mineração - e a projetos de desenvolvimento nos quais os povos indígenas têm sido considerados irrelevantes. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)