Jornal Estado de Minas

Coelho mantém boa parte dos secretários, mas Saúde e Transportes terão mudanças

O primeiro escalão do governo será anunciado hoje por Alberto

Leonardo Augusto Juliana Cipriani
A festa da transmissão do cargo e posse do novo governador começou na Assembleia e teve seu ponto alto na praça e no Palácio da Liberdade - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A PRESS

Duas das mais cobiçadas secretarias de estado serão entregues pelo governador Alberto Pinto Coelho (PP) a aliados mais próximos. As pastas de Transportes e Obras Públicas e de Saúde ficarão respectivamente com Fabrício Torres Sampaio, adjunto da secretaria, e José Geraldo de Oliveira Prado, atual secretário-geral da Mesa da Assembleia Legislativa. O primeiro escalão do governo será anunciado hoje por Alberto, que tomou posse ontem no cargo, em substituição a Antonio Anastasia (PSDB). O tucano renunciou e deverá ser candidato ao Senado em outubro.

Hoje, ocupam as secretarias dois deputados federais, que também deixarão os cargos para disputar as eleições 2014. Ambos vão tentar novos mandatos na Câmara. Na saúde, o titular é Alexandre Silveira (PPS). A de Transportes e Obras Públicas, até o momento, é comandada por Carlos Melles (DEM). As duas secretarias são consideradas grandes fontes de votos, o que acaba gerando conflito entre aliados em suas bases eleitorais.
A de transportes, principalmente por ser a responsável pela pavimentação de estradas. A de saúde, pela entrega de ambulâncias, construção de hospitais e postos de saúde.

A pasta foi a responsável, por exemplo, pela eleição de Marcus Pestana (PSDB), presidente estadual do partido, para a Câmara dos Deputados. O parlamentar, que também foi deputado estadual, ocupou a pasta durante o governo de Aécio Neves. Em seus atos de campanha era comum a presença de prefeitos de todas as regiões do estado.

O novo secretário de Saúde trabalhou como assessor da maioria na Assembleia Legislativa no período em que Alberto Pinto Coelho foi presidente da Casa (2007 a 2010). Por decisão do atual governador à época, assumiu a secretaria geral da Mesa Diretora do Poder Legislativo. Já Fabrício Torres Sampaio é um técnico da secretaria que, na prática, já é o responsável pela condução da pasta.

Ontem, durante a posse no Palácio da Liberdade, Alberto disse que o governo será de continuidade. “Posso adiantar que o chamado núcleo será todo mantido, uma vez que o norte, os projetos elencados, as atividades, serão mantidas”, afirmou. Ao mesmo tempo, justificou as mudanças que serão anunciadas hoje. “As alterações são pontuais e decorrem desse processo momentâneo de sucessão de governo, mas não representam em momento algum um desvio da rota”, afirmou. Entre os secretários que permanecem estão Danilo de Castro (Governo), Leonardo Colombini (Fazenda), Renata Vilhena (Planejamento), Ana Lúcia Gazolla (Educação) e Rômulo Ferraz (Defesa Social).

Ainda em relação à área de segurança pública, o delegado Oliveira Santiago Maciel, que ocupava o cargo de chefe do Departamento de Trânsito (Detran-MG), vai para o comando da Polícia Civil no lugar do delegado Cylton Melo.

- Foto: Arte / EM .