Jornal Estado de Minas

Governo busca acordo para manter veto à criação de municípios

Governo tenta negociar no Congresso a manutenção do veto da presidente à emancipação de dsitritos. Em contrapartida, enviaria novo projeto criando modelos diferentes para a criação de municípios

Senador Eduardo Barga se reúne nesta terça-feira com lideranças no Senado - Foto: Agência Câmara

O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), também está articulando para evitar mais uma derrota no governo no Congresso. DEsta vez, o tema em pauta é o veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto que possibilita a emancipação de 400 distritos. Na manhã desta terça-feira, Braga se reúne com os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), além de outros integrantes da base aliada na Casa, na busca de um acordo para a manutenção do veto ao projeto que estabelece regras para a criação de municípios.

Em entrevista à Agência Senado, Braga disse que o projeto alternativo do governo federal sobre o tema está pronto e será objeto da negociação. Com isso, ele espera que o veto ao PLS 98/2002 não seja derrubado.

"Eu espero que sim, mas é preciso que haja um entendimento sobre a matéria.
Um dos objetivos do governo federal é definir modelos diferentes para a criação de municípios por um critério regional. Assim, as regras estabelecidas pelo PLS 98/2002 poderão ser mantidas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, mas ficariam mais rígidas para as regiões Sudeste e Sul", disse o senador.

Lista de vetos


O veto total ao projeto que trata da criação de novos municípios consta da pauta da reunião do Congresso marcada para a noite desta terça. No total, são vetos a 12 projetos à espera de votação. O líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE), disse na semana passada que para os demais não deverá haver dificuldades para a manutenção dos vetos, porque os acordos já foram firmados.

Com Agência Senado

.