Jornal Estado de Minas

Dilma anuncia duplicação da BR-381 e oposição faz críticas

Marcus Pestana, presidente do PSDB em Minas, afirmou que promessa da petista só poderá ser cumprida pela próxima administração

Presidente Dilma Rousseff participou nesta segunda-feira de formatura de alunos do Pronatec em Governador Valadares - Foto: Roberto Stuckert Filho/PR



A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira, em visita a Governador Valadares, no Leste de Minas, que o governo federal vai duplicar o trecho da BR-381, entre o município e Belo Oriente. “Nós resolvemos que é justo, é legitimo, é adequado que a BR-381 chegue a Governador Valadares”, afirmou a presidente. Logo após o anúncio, o presidente do PSDB mineiro, Marcus Pestana, divulgou nota criticamdo o caráter eleitoral do anúncio feito por Dilma. "Estão prometendo na véspera das eleições de 2014 tudo o que prometeram nas eleições de 2002, 2006 e 2010 e não fizeram. Permita-me a franqueza, mas isso é que é cara de pau, presidente!", disse.

Além disso, a nota afirmou ainda que tal duplicação da BR-381 só poderá ser feita pela próxima administração, já que os serviços aind não começaram e o mandato de Dilma termina em dezembro deste ano: "Depois de dez anos ignorando as mortes na BR-381, Dilma improvisa mais uma promessa dizendo que aumentará o trecho da rodovia a ser duplicado. É mais uma promessa para o próximo governo cumprir. O governo do PT teve tempo e dinheiro e não ajudou Minas por que não quis" concluiu o texto.

Segundo a assessoria de imprensa da Presidência da República não haverá necessidade de nova licitação para a duplicação do techo prometido por Dilma. Para realizar a obra será feito um termo aditivo à licitação já realizada para contemplar a duplicação.


No ano passado, o governo Dilma executou processo licitatório para duplicação e obras de melhoria em 303 quilômetros entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Desse total para execução de obras na rodovia, 72,8 quilômetros, entre Belo Oriente e Governador Valadares- teriam apenas revitalização das vias e terceira pistas em algumas partes, conforme mostrou reprtagem do Estado de Minas em novembro do ano passado.

Pronatec e máquinas

Em sua primeira visita a Minas em ano eleitoral, Dilma participou, em Governador Valadares, da solenidade de formatura 1,2 mil alunos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Na cidade, ele também entregou 92 máquinas agrícolas para prefeituras da região. Com a entrega desta segunda-feira, dea cordo com dados do governo federal, Minas Gerais recebeu 1.514 equipamentos, o equivalente a mais de R$ 355 milhões.

(Com informações de Marcelo da Fonseca e Agência Estado)

.