Jornal Estado de Minas

Anastasia lamenta morte de governador de Sergipe

O governador de Sergipe morreu na madrugada desta segunda-feira em decorrência das complicações de um câncer

Marcelo Ernesto - Enviado especial a Curitiba
Para Anastasia, Marcelo Déda era uma importante liderança política - Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
O governador de Minas, Antônio Anastasia (PSDB), lamentou a morte do governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), nesta segunda-feira. Para Anastasia, a morte do petista – ocorrida na madrugada de hoje -, representa uma “grande perda”. Ela classificou Déda como uma “importante liderança política” do Nordeste.
“Em nome de todos os mineiros, expresso solidariedade e as mais sinceras condolências aos familiares, amigos e ao povo de Sergipe, pela grande perda que representa a morte do governador Marcelo Déda. O Brasil e, especialmente, a região Nordeste perdem uma importante liderança política, que pautou sua trajetória de homem público, tanto no parlamento como à frente do governo de Sergipe, pela defesa sempre firme do bem comum e do desenvolvimento de seu Estado e do país”, afirmou Anastasia na nota.

Déda tinha 53 anos e estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele lutava contra um câncer gastrointestinal e morreu nesta segunda-feira, por volta das 4h45, depois de apresentar piora progressiva de seu estado de saúde desde o último sábado.

Advogado formado pela Universidade Federal de Sergipe, o político estava no segundo mandato. No seu lugar assumirá o vice-governador, Jackson Barreto, do PMDB.

Natural do município de Simão Dias, Déda milita na política desde a década de 70, nos movimentos secundaristas, quando conheceu o então dirigente sindical Luiz Inácio Lula da Silva. Militante do Partido dos Trabalhadores (PT), no início dos anos 1980, Marcelo Déda foi fundamental na consolidação da legenda no estado.