Jornal Estado de Minas

Aécio diz que maioria não quer votar em Dilma

Segundo o tucano, pesquisas que indicam vitória da presidente ainda no primeiro turno devem ser analisadas com "maior profundidade"

Marcelo Ernesto - Enviado especial a Curitiba

O senador Aécio Neves (PSDB) minimizou, nesta terça-feira, o quadro apontado pelas últimas pesquisas eleitorais que mostram que a presidente Dilma Rousseff (PT) venceria a disputa no primeiro turno, caso as eleições fossem hoje. De acordo com o tucano, a leitura dos números deve ser outra. Ele argumenta que a maioria dos eleitores “não quer votar” na presidente Dilma e que ela tem se beneficiado da constante presença na mídia, consequência do cargo de presidente da República. “Essas pesquisas, se você analisá-las com maior profundidade, mostram que mais de 60% da população não quer votar na atual presidente da República, mesmo tendo ela 100% de conhecimento, uma presença na mídia diária e avassaladora. Acho que quem for para o 2º turno com a atual presidente da República, se é que ela vai para o segundo turno, vence as eleições”, analisou.

Aécio foi um dos homenageados durante sessão solene em homenagem aos 25 anos da Constituição, nesta terça-feira no Senado.

Ainda segundo o presidente nacional do PSDB, todas as ações de governo atualmente estão sendo direcionadas para a campanha. “Não temos hoje mais uma presidente full time, temos uma candidata full time”, disse. Diferentemente do que apontam as pesquisas, o senador se mostrou otimista e previu que o atual ciclo de governos petistas pode se encerrar nas próximas eleições. “Vamos aguardar que, no tempo certo, no momento da discussão, no momento do contraditório, possamos mostrar que, para o Brasil, é muito bom que esse ciclo se encerre e inicie outro com eficiência na gestão pública, com uma visão mais pragmática e moderna das nossas relações externas, com clareza e transparência nos atos dos governantes”, espera.

A pesquisa mais recente - feita pelo Instituto Sensus entre os dias 17 e 21 de outubro em 136 municípios de cinco regiões do Brasil -, mostra que a presidente Dilma venceria já no primeiro turno em todos os quadros apresentados.