Jornal Estado de Minas

Santana de Cataguases elege prefeito Manoel Luiz Mathias (DEM)

Na eleição suplementar deste domingo, realizada em cinco cidades brasileiras, Manoel foi eleito com 49,41% dos votos válidos

Luana Cruz, Paulo Filgueiras, Cristiane Silva, Daniel Camargos, Mateus Parreiras, Pedro Rocha Franco, Luciane Evans, Leandro Couri
Cinco cidades brasileiras voltaram às urnas neste domingo para a escolha de prefeitos. Os eleitos em outubro de 2012 não puderam tomar posse por decisão judicial ou foram cassados pela Justiça Eleitoral. Entre os municípios que escolheram novos representantes, está Santana de Cataguases, na Zona da Mata. O eleito foi Manoel Luiz Mathias (DEM), da Coligação “Unidos por Santana”, que obteve 1.496 votos (49,41% dos votos válidos).
O candidato Gumercindo Augusto de Resende (PSDB), da Coligação “Santana em Primeiro Lugar”, foi o segundo colocado, com 1.494 votos (49,34% dos votos válidos). Em terceiro lugar, com 38 votos, ficou Evaldo Milane Matias (PSC).

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a votação transcorreu tranquila das 8h às 17h nas 13 seções eleitorais do município, pertencente à 79ª Zona Eleitoral de Cataguases. Dos 3.253 eleitores aptos a votar, compareceram 95,02%, sendo que 0,36% votaram em branco e 1,68% votaram nulo. A totalização terminou às 18h06. O juiz eleitoral da 79ª ZE tem até 20 de setembro para diplomar os eleitos.

A eleição suplementar em Santana de Cataguases se deu por conta da cassação, pelo TRE, em 19 de fevereiro, dos eleitos em 2012. Maria Jucélia Baesso Procaci (prefeita) e Eduardo de Lima (vice) foram acusados de abuso de poder econômico. O fato de ambos terem obtido mais de 50% dos votos naquele pleito obrigou a novas eleições no município.

No total, cerca de 50 mil eleitores votaram hoje na cidade mineira e em Goiatuba (GO), Soledade (PB), Augusto Pestana (RS) e Taipas do Tocantins (TO). Ao todo, 50 cidades em 17 Estados já realizaram novas eleições este ano. Em Minas, a primeira etapa de eleições suplementares ocorreu em abril, quando foram eleitos prefeitos em Diamantina, São João do Paraíso, Cachoeira Dourada e Biquinhas.