Jornal Estado de Minas

Homenageado em Ouro Preto, Barbosa afirma que "Justiça por si só não existe"

Rafael Passos
Joaquim Barbosa é homenageado pelo governador Antonio Anastasia - Foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, foi o principal homenageado durante a 62ª solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto, na Região Central de Minas, neste domingo (21), feriado de Tiradentes. Mineiro de Paracatu, Barbosa recebeu do governador Antonio Anastasia o Grande Colar e foi orador oficial da cerimônia.
Durante seu pronunciamento, Joaquim Barbosa se inspirou nos ideais de Tiradentes ao destacar o papel da Justiça na sociedade. “A Justiça, sempre presente nos ideais republicanos, une-se aos princípios da liberdade e da igualdade como valores supremos da nossa sociedade, cuja observância é imperativa. Como já expressei em outras ocasiões, a Justiça por si só, e só para si, não existe. Ela é indissociável da igualdade de direitos e igualdade entre cidadãos”, afirmou.

Veja fotos da cerimônia

Joaquim Barbosa tornou-se a autoridade máxima do Judiciário brasileiro em novembro de 2012, ao assumir a presidência do STF, sendo o primeiro negro a comandar a Casa. Além disso, o ministro mineiro ganhou mais notoriedade por ser o relator o processo do mensalão, que resultou na condenação de caciques importantes do PT, como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e ex-presidente da legenda José Genoíno.

Neste ano, 164 personalidades e entidades foram agraciadas pelo governo de Minas em Ouro Preto.