Jornal Estado de Minas

Para fortalecer Eduardo Campos em 2014, PSB quer entrar na disputa em 12 estados

Diário de Pernambuco
Depois do bom desempenho nas eleições municipais do ano passado, o PSB do governador Eduardo Campos também deseja ampliar o número de estados governados pelos socialistas. Para dar força ao projeto presidencial de Campos, a legenda planeja disputar pelo menos o governo de 12 estados nas próximas eleições em 2014.
O PSB acredita que este seria o “primeiro desafio” contra os adversários, a presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB). Atualmente, o PSB controla seis estados (AP, PI, PB, PE, ES e CE). Na região Nordeste, apenas o governador do Ceará, Cid Gomes, defende o projeto de reeleição petista.

Outra dificuldade da legenda seria a inserção do partido nos três maiores colégios eleitorais: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os três juntos somam 58 milhões de eleitores, 41% do total do país.

A dificuldade do PSB na região Sudeste poderia ser superada com duas manobras políticas. A primeira seria reverter este quadro com o apoio do PPS de São Paulo. O ex-senador de Pernambuco e deputado federal Roberto Freire quer trazer José Serra para o partido. Assim, existe a possibilidade do ex-tucano concorrer novamente ao governo paulista, mas apoiando o projeto nacional de Eduardo.

Além deste “palanque” em São Paulo, o governador de Pernambuco também poderia contar com o apoio do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, que presidente nacionalmente o PSD - partido que nasceu do DEM e foi “patrocinado” por Eduardo Campos.