Brasília - Os candidatos a ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) serão escolhidos em sessões nos dias 6, 13 e 20 de março. Eles disputarão três vagas abertas com a aposentadoria dos ministros Cesar Asfor Rocha, Massami Uyeda e Teori Albino Zavascki. O último deixou o STJ para tomar posse como ministro do Supremo Tribunal Federal.
Leia Mais
Morre ministro aposentado do STJ Sálvio de Figueiredo TeixeiraNovo ministro do STJ defende seleção de recursos para diminuir número de processos Senado aprova Sérgio Kukina para vaga no STJNo Senado, o indicado passará por uma sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Casa e, posteriormente, o nome será votado em plenário. Aprovado, o candidato assume a vaga.
Cada uma das sessões fará a escolha de três nomes para cada vaga. Como a composição do STJ é repartida entre desembargadores federais, desembargadores estaduais, advogados e membros do Ministério Público, as vagas serão preenchidas por candidatos do mesmo órgão a que pertencia o ministro aposentado.
Desse modo, no próximo dia 6 de março, o colegiado escolherá os candidatos à vaga do ministro Cesar Rocha, destinada a membro do Ministério Público.
No dia 13 de março, o Pleno se reunirá para escolher os candidatos à vaga decorrente da aposentadoria do ministro Massami Uyeda. A vaga é destinada a desembargador de Tribunal de Justiça.
No dia 20 de março, os ministros vão se reunir para eleger a lista de candidatos para preencher a vaga aberta com a saída do ministro Teori Albino Zavascki, destinada a membro de Tribunal Regional Federal.